BYD: produção de carros elétricos no Brasil está no radar
Marca chinesa marcou presença no Electric Experience, evento para promover a mobilidade elétrica no país
A BYD marcou presença no Electric Experience, evento realizado no interior de São Paulo com apoio de diversos parceiros e do InsideEVs Brasil para promover a mobilidade elétrica no país. A marca chinesa realizou o lançamento do BYD Tan e também da sua nova estratégia para os carros elétricos de passeio no país.
Além de apresentar e dar início à pré-venda do SUV elétrico, a BYD abre uma nova fase de sua atuação no Brasil. A marca chinesa chegou ao país em 2012 e atualmente possui três fábricas em território nacional, uma dedicada à produção de painéis fotovoltaicos e outra de chassis de ônibus elétricos, ambas em Campinas (SP). Recentemente, foi inaugurada a terceira unidade, uma linha de montagem de baterias para ônibus e caminhões elétricos em Manaus (AM).
Produção nacional
Segundo Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD do Brasil, a empresa dará sequência aos lançamentos de veículos elétricos e híbridos no país a partir de 2022. Mas o executivo destaca que tudo ocorrerá de forma gradual e avaliando a receptividade do mercado. Por fim, caso as vendas atinjam os níveis esperados, a produção nacional de carros elétricos e/ou híbridos estaria no radar, mas isso a partir de 2023.
Caso se concretize, a produção nacional deveria ocorrer preferencialmente na região de Campinas (SP), em local para a fábrica ainda a ser adquirido, considerando a boa localização, proximidade com as outras unidades da empresa e oferta de mão-de-obra qualificada.
Sedã elétrico
No evento, o modelo BYD Han estava exposto ao lado do BYD Tan. O sedã elétrico topo de gama da marca chinesa também será lançado por aqui, mas não agora. Segundo Maluf, "mais para o fim do primeiro semestre". O modelo conta com as tecnologias mais recentes da marca e ampla lista de itens de segurança, assistência ao motorista e tecnologia, além do alto desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
Veículos comerciais
A BYD aposta no aumento das vendas do furgão elétrico BYD eT3, que teve boa aceitação ao longo deste ano e poderia vender mais, a depender do aumento da oferta. Além disso, a marca apresentou no evento o primeiro ônibus elétrico rodoviário com chassis BYD e carroceria Marcopolo.
Além disso, a marca chinesa atua em outras frentes e se destaca também com o aumento nas entregas dos caminhões elétricos BYD eT7 e BYD eT18, com PBT de 12 e 21 toneladas, respectivamente, e grandes lotes com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025