Elogiado pelo desempenho e qualidades dinâmicas, o Kia EV6 na versão GT-Line com bateria de 77,4 kWh, tração traseira (235 cv) e pneus continental ContiPremiumContact 6 225/45 R20 H XL foi testado recentemente pelo canal km77.com para determinar a velocidade máxima que o carro elétrico pode alcançar no famoso "teste do alce".
Os resultados foram muito bons e, de acordo com o vídeo, o Kia EV6 tem direção responsiva, suspensão firme e o rolagem da carroceria sob controle. A aderência dos pneus foi descrita simplesmente como extraordinária.
No início, o carro foi testado com frenagem regenerativa, mas o piloto teve dificuldades para alcançar uma velocidade mais alta, desviando do obstáculo. Com o conjunto de frenagem regenerativa ajustado para o terceiro de quatro níveis, o resultado foi:
Outros testes permitiram que o piloto alcançasse um resultado semelhante também com a frenagem regenerativa desligada, o que pareceu difícil no início do teste. Pelo que percebemos, o fator humano e o aprendizado do carro também desempenham algum papel.
Em geral, assumimos que ter uma frenagem regenerativa forte não é apenas conveniente e econômico (para reduzir o uso de freios), bem como ambientalmente amigável (menos pó de freio), mas pode melhorar visivelmente a segurança. Isso principalmente porque o carro começa a desacelerar imediatamente quando o motorista tira o pé do acelerador, agilizando a frenagem.
Na segunda parte, também podemos constatar que o Kia EV6 testado passa pelo slalom de forma suave e bastante rápido em velocidade de até 72 km/h.
Para comparar, confira abaixo os resultados anteriores de outros testes do alce do km77.com:
Atualmente o carro elétrico mais moderno no portfólio da marca coreana, o Kia EV6 compartilha a plataforma e-GMP com o 'primo' Hyundai Ioniq 5 e já está no Brasil para homologação. O lançamento irá ocorrer em algum momento de 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Kia EV9, que virá ao Brasil, se torna o elétrico mais vendido da marca
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Kia EV9 elétrico, que virá ao Brasil, começa a ser entregue nos EUA
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Kia EV6 GT, o carro elétrico da Copa do Mundo virá ao Brasil em 2023