page ad skin

Em breve no Brasil, Kia EV6 elétrico impressiona no teste do alce

Carro elétrico mais moderno da marca coreana ficou na parte mais alta do ranking, com ótima aderência e comportamento dinâmico

Kia EV6 (2021) (source: km77.com)

Elogiado pelo desempenho e qualidades dinâmicas, o Kia EV6 na versão GT-Line com bateria de 77,4 kWh, tração traseira (235 cv) e pneus continental ContiPremiumContact 6 225/45 R20 H XL foi testado recentemente pelo canal km77.com para determinar a velocidade máxima que o carro elétrico pode alcançar no famoso "teste do alce".

Os resultados foram muito bons e, de acordo com o vídeo, o Kia EV6 tem direção responsiva, suspensão firme e o rolagem da carroceria sob controle. A aderência dos pneus foi descrita simplesmente como extraordinária.

No início, o carro foi testado com frenagem regenerativa, mas o piloto teve dificuldades para alcançar uma velocidade mais alta, desviando do obstáculo. Com o conjunto de frenagem regenerativa ajustado para o terceiro de quatro níveis, o resultado foi:

  • trecho inicial: 78 km/h
  • trecho intermediário: 66 km/h
  • trecho final: 42 km/h

Outros testes permitiram que o piloto alcançasse um resultado semelhante também com a frenagem regenerativa desligada, o que pareceu difícil no início do teste. Pelo que percebemos, o fator humano e o aprendizado do carro também desempenham algum papel.

Em geral, assumimos que ter uma frenagem regenerativa forte não é apenas conveniente e econômico (para reduzir o uso de freios), bem como ambientalmente amigável (menos pó de freio), mas pode melhorar visivelmente a segurança. Isso principalmente porque o carro começa a desacelerar imediatamente quando o motorista tira o pé do acelerador, agilizando a frenagem.

Na segunda parte, também podemos constatar que o Kia EV6 testado passa pelo slalom de forma suave e bastante rápido em velocidade de até 72 km/h.

Para comparar, confira abaixo os resultados anteriores de outros testes do alce do km77.com:

  • Tesla Model 3 LR AWD 2019 - 83 km/h
  • Tesla Model Y 2021 - 83 km/h
  • BMW i3s 2018 - 79 km/h
  • Kia EV6 2021 - 78 km/h
  • Porsche Taycan Turbo S 2020 - 78 km/h
  • Porsche Taycan Turbo S Cross Turismo 2021 - 78 km/h
  • Audi e-tron 2019-77 km/h
  • Primavera de Dacia 2021 - 77 km/h
  • MINI Cooper SE 2020 - 77 km/h
  • Renault Twingo Z.E. 2020-77 km/h
  • Peugeot 2020 e-208 - 76 km/h
  • Audi e-tron GT 2021 - 75 km/h
  • Audi e-tron Sportback 2020 - 75 km/h
  • Fiat 500 elétrico 2021 - 75 km/h
  • Honda 2020 e - 75 km/h
  • Opel Corsa-e - 75 km/h
  • Citroën ë-C4 2021 - 74 km/h 
  • Hyundai Kona Electric [vídeo]2018 - 74 km/h
  • Mazda MX-30 2020 - 74 km/h 
  • Jaguar I-PACE 2018 - 73 km/h
  • Volkswagen ID.4 2021 - 73 km/h
  • Jeep Renegade 4xe 2020-70 km/h
  • 2019 SEAT Mii Electric - 70 km/h 
  • Tesla Model X2016 - 70 km/h
  • Ford Kuga PHEV 2019 (Ford Escape PHEV nos EUA) - 68 km/h 
  • Kia Soul EV 2019 (e-Soul) [vídeo] - 68 km/h
  • Skoda Enyaq iV 2021 - 67 km/h
Kia EV6 no Salão do Automóvel de Los Angeles 2021

Atualmente o carro elétrico mais moderno no portfólio da marca coreana, o Kia EV6 compartilha a plataforma e-GMP com o 'primo' Hyundai Ioniq 5 e já está no Brasil para homologação. O lançamento irá ocorrer em algum momento de 2022.