Em breve no Brasil, Kia EV6 elétrico impressiona no teste do alce
Carro elétrico mais moderno da marca coreana ficou na parte mais alta do ranking, com ótima aderência e comportamento dinâmico
Elogiado pelo desempenho e qualidades dinâmicas, o Kia EV6 na versão GT-Line com bateria de 77,4 kWh, tração traseira (235 cv) e pneus continental ContiPremiumContact 6 225/45 R20 H XL foi testado recentemente pelo canal km77.com para determinar a velocidade máxima que o carro elétrico pode alcançar no famoso "teste do alce".
Os resultados foram muito bons e, de acordo com o vídeo, o Kia EV6 tem direção responsiva, suspensão firme e o rolagem da carroceria sob controle. A aderência dos pneus foi descrita simplesmente como extraordinária.
No início, o carro foi testado com frenagem regenerativa, mas o piloto teve dificuldades para alcançar uma velocidade mais alta, desviando do obstáculo. Com o conjunto de frenagem regenerativa ajustado para o terceiro de quatro níveis, o resultado foi:
- trecho inicial: 78 km/h
- trecho intermediário: 66 km/h
- trecho final: 42 km/h
Outros testes permitiram que o piloto alcançasse um resultado semelhante também com a frenagem regenerativa desligada, o que pareceu difícil no início do teste. Pelo que percebemos, o fator humano e o aprendizado do carro também desempenham algum papel.
Em geral, assumimos que ter uma frenagem regenerativa forte não é apenas conveniente e econômico (para reduzir o uso de freios), bem como ambientalmente amigável (menos pó de freio), mas pode melhorar visivelmente a segurança. Isso principalmente porque o carro começa a desacelerar imediatamente quando o motorista tira o pé do acelerador, agilizando a frenagem.
Na segunda parte, também podemos constatar que o Kia EV6 testado passa pelo slalom de forma suave e bastante rápido em velocidade de até 72 km/h.
Para comparar, confira abaixo os resultados anteriores de outros testes do alce do km77.com:
- Tesla Model 3 LR AWD 2019 - 83 km/h
- Tesla Model Y 2021 - 83 km/h
- BMW i3s 2018 - 79 km/h
- Kia EV6 2021 - 78 km/h
- Porsche Taycan Turbo S 2020 - 78 km/h
- Porsche Taycan Turbo S Cross Turismo 2021 - 78 km/h
- Audi e-tron 2019-77 km/h
- Primavera de Dacia 2021 - 77 km/h
- MINI Cooper SE 2020 - 77 km/h
- Renault Twingo Z.E. 2020-77 km/h
- Peugeot 2020 e-208 - 76 km/h
- Audi e-tron GT 2021 - 75 km/h
- Audi e-tron Sportback 2020 - 75 km/h
- Fiat 500 elétrico 2021 - 75 km/h
- Honda 2020 e - 75 km/h
- Opel Corsa-e - 75 km/h
- Citroën ë-C4 2021 - 74 km/h
- Hyundai Kona Electric [vídeo]2018 - 74 km/h
- Mazda MX-30 2020 - 74 km/h
- Jaguar I-PACE 2018 - 73 km/h
- Volkswagen ID.4 2021 - 73 km/h
- Jeep Renegade 4xe 2020-70 km/h
- 2019 SEAT Mii Electric - 70 km/h
- Tesla Model X2016 - 70 km/h
- Ford Kuga PHEV 2019 (Ford Escape PHEV nos EUA) - 68 km/h
- Kia Soul EV 2019 (e-Soul) [vídeo] - 68 km/h
- Skoda Enyaq iV 2021 - 67 km/h
Atualmente o carro elétrico mais moderno no portfólio da marca coreana, o Kia EV6 compartilha a plataforma e-GMP com o 'primo' Hyundai Ioniq 5 e já está no Brasil para homologação. O lançamento irá ocorrer em algum momento de 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Kia EV9, que virá ao Brasil, se torna o elétrico mais vendido da marca
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Kia EV9 elétrico, que virá ao Brasil, começa a ser entregue nos EUA
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Kia EV6 GT, o carro elétrico da Copa do Mundo virá ao Brasil em 2023