O novo Kia EV6 está confirmado para o Brasil e já tem unidades no país para o processo de homologação. A informação foi confirmada por José Luiz Gandidi, presidente da Kia Motors do Brasil, durante a live de apresentação do Kia Stonic híbrido leve. 

Atualmente o carro elétrico mais moderno da Kia, o SUV é o primeiro modelo da nova geração de veículos elétricos da marca e foi construído na moderna plataforma dedicada e-GMP do Grupo Hyundai, a mesma que serve de base ao 'primo' Hyundai Ioniq 5.

Kia EV6 no Salão do Automóvel de Los Angeles 2021
Kia EV6 no Salão do Automóvel de Los Angeles 2021
Impressões: Kia EV6 elétrico

O novo Kia EV6 tem comprimento de 4.680 mm, largura de 1.880 mm, altura de 1.550 mm e distância entre eixos de 2.900 mm. O carro elétrico inaugurou uma nova linguagem de design chamada de 'United Opposites', que se caracteriza principalmente pelo visual de linhas angulosas e bem marcadas.

Inaugurada pelo 'primo' Hyundai Ioniq 5, esta nova plataforma e-GMP se destaca, entre outras coisas, pela arquitetura elétrica de 800 volts e também pelo sistema V2L, que pode fornecer até 3,6 kW de potência para alimentar dispositivos externos. No caso do EV6, ele será o primeiro de sete modelos da Kia a serem construídos nesta base até 2026. 

Funcionando com um sistema elétrico de 400 ou 800 volts, dependendo da variante, o Kia EV6 tem entre as principais vantagens a possibilidade de recarregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos em todas as versões. Já a bateria de 77,4 kWh pode recuperar 100 km de autonomia em pouco mais de 4 minutos - ambas as situações em condições ideais. 

Kia EV6 no Salão do Automóvel de Los Angeles 2021: plataforma E-GMP

Serão duas opções de baterias: 58 kWh e 77,4 kWh. Em ambos os casos pode-se escolher a configuração com um único motor elétrico e tração traseira ou com dois motores, dispostos um por eixo e com tração nas quatro rodas.

O modelo com bateria de 58 kWh pode ter um único motor elétrico para 170 cv de potência, ou dois motores para 235 cv e torque máximo de 61,7 kgfm. Nesta última configuração o carro pode acelerar de 0 a 100 em 6,2 segundos.

Impressões: Kia EV6 elétrico

Já o EV6 com bateria de 77,4 kWh tem 229 cv na versão com um motor e 325 CV na versão com dois motores. O primeiro possui autonomia de 510 km no ciclo WLTP e o segundo, que cai para cerca de 400 km, acelera de 0 a 100/h em 5,2 segundos. 

No topo do gama o destaque é a versão GT, que adota a configuração com bateria maior e dois motores elétricos que entregam juntos 585 cv de potência e 75,4 kgfm de torque. Vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 260 km/h.

Em termos de tecnologia, comodidade e segurança o EV6 está repleto de novidades e conta com quadro de instrumentos digital, head up display, sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 12", atualizações remotas, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa ativo e frenagem de emergência. 

As versões superiores podem contar com o Safe Exit Assist (SEA), uma função que visa prevenir colisões laterais, Highway Driving Assist 2 (HDA 2) para monitorar a manutenção da distância de segurança do veículo da frente com base na velocidade e o Remote Smart Parking Assist (RSPA), para estacionar o carro utilizando apenas o controle remoto.