Volvo irá incentivar adoção de ônibus elétricos na América Latina
A aliança ZEBRA é uma iniciativa para intensificar a implantação de ônibus cada vez mais limpos nas principais cidades da região
A Volvo é a primeira montadora europeia de ônibus a assinar compromisso com a aliança ZEBRA, uma colaboração de grande escala lançada em 2019 para acelerar a adoção de ônibus elétricos nas principais cidades da América Latina.
Em comunicado, a Volvo Buses anuncia o compromisso voluntário estabelecido em parceria com a aliança ZEBRA e seus cofundadores: o Conselho Internacional para Transportes Limpos (International Council on Clean Transportation - ICCT) e o C40 - Grupo de Cidades de Liderança em Mudanças Climáticas (C40 - Cities Climate Leadership Group), além de vários outros parceiros da indústria.
Pelo acordo, a Volvo Buses implementará uma série de atividades, incluindo fornecer ônibus elétricos para a Cidade do México e Santiago nos próximos 18 meses, além de promover demonstração de ônibus com zero emissões em cidades selecionadas pela aliança.
Dan Pettersson, vice-presidente da Volvo Bus Corporation, diz: "parcerias são vitais para o sucesso da transição para o transporte público de zero emissões. Como membro da aliança ZEBRA, agora podemos compartilhar nossa competência e longa experiência em soluções de eletromobilidade na Europa para apoiar a transição para ‘cidades zero’ (emissões, ruído e acidentes) também na América Latina."
Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, afirma: “Em pouco tempo, percebemos um aumento significativo na demanda por soluções elétricas em transporte público no continente. A parceria com a aliança ZEBRA, somada ao recente lançamento do nosso chassi elétrico Volvo BZL, garantirá que conseguiremos atender a demanda e assegurar uma transição mais rápida e segura para ônibus zero emissões em nossas maiores cidades.”
A aliança ZEBRA foi lançada em 2019 para acelerar a adoção de ônibus zero emissões nas maiores cidades latino-americanas. É financiada e facilitada pelo P4G e tem a coliderança do C40 Cities e do International Council on Clean Transportation com apoio do Centro Mario Molina-Chile, Clean Energy Works, Global Green Growth Institute (GGGI) e do World Resources Institute (WRI).
Em novembro 2021, uma coalisão de investidores internacionais assinou um compromisso com a aliança ZEBRA para investir mais de um bilhão de dólares em frotas públicas de ônibus zero emissões na América Latina.
Fonte: Volvo Group
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil