A Toyota divulgou seu plano estratégico de transição para a mobilidade elétrica. O CEO da Toyota, Akio Toyoda, anunciou nesta terça-feira (14) os planos ambiciosos da marca japonesa para carros elétricos e a células de combustível, revelando simultaneamente 16 modelos no palco, sendo 15 deles inéditos.
E para falar um pouco da estratégia da eletrificação da marca, o próprio Akio Toyoda se expôs e afirmou que a montadora japonesa trabalhará em duas frentes, uma com veículos zero emissões (elétricos e a células de combustível) e outra com modelos de baixas emissões (híbridos).
"A Toyota se concentrará em duas famílias de carros, aquelas com baixas emissões de CO2 e aquelas com zero emissões. Queremos oferecer soluções diferentes porque acreditamos que o futuro ainda tem muitas incógnitas e queremos estar prontos para qualquer eventualidade".
O plano de transição energética é bastante ambicioso com a montadora japonesa anunciando um investimento de 4 trilhões de ienes (US$ 35 bilhões) entre 2022 e 2030 para o desenvolvimento de novos carros elétricos e tecnologia de baterias. O objetivo é lançar um total de 30 veículos elétricos a bateria das marcas Toyota e Lexus até 2030 nos segmentos de passageiros e comerciais.
A meta é que as duas empresas em conjunto atinjam o patamar de 3,5 milhões de veículos elétricos a bateria e a célula de combustível por ano até 2030 - um número bem superior a meta anterior de 2 milhões de veículos zero emissões. Toyoda afirmou que "precisamos reduzir as emissões o máximo possível, o mais rápido possível", e que as empresas "aumentarão alternativas para automóveis neutros em carbono" que funcionam com energia "limpa".
Segundo o CEO da Toyota, alguns futuros carros elétricos serão baseados em modelos já existentes, e alguns dos conceitos realmente se parecem com modelos atuais como o Toyota Hilux e o Lexus NX, enquanto outros serão totalmente novos e baseados na nova plataforma e-TNGA desenvolvida em parceria com a Subaru.
Dentro do processo de transição energética da Toyota, a Lexus terá um papel de destaque: será uma marca exclusivamente de carros elétricos até 2030 e terá uma linha composta por SUVs, sedãs e supercarros, todos zero emissões. Além disso, continuará desempenhando o papel de marca premium dentro do grupo explorando as tecnologias de última geração tanto em termos de baterias quanto de trens de força.
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