A Toyota divulgou seu plano estratégico de transição para a mobilidade elétrica. O CEO da Toyota, Akio Toyoda, anunciou nesta terça-feira (14) os planos ambiciosos da marca japonesa para carros elétricos e a células de combustível, revelando simultaneamente 16 modelos no palco, sendo 15 deles inéditos.
E para falar um pouco da estratégia da eletrificação da marca, o próprio Akio Toyoda se expôs e afirmou que a montadora japonesa trabalhará em duas frentes, uma com veículos zero emissões (elétricos e a células de combustível) e outra com modelos de baixas emissões (híbridos).
"A Toyota se concentrará em duas famílias de carros, aquelas com baixas emissões de CO2 e aquelas com zero emissões. Queremos oferecer soluções diferentes porque acreditamos que o futuro ainda tem muitas incógnitas e queremos estar prontos para qualquer eventualidade".
O plano de transição energética é bastante ambicioso com a montadora japonesa anunciando um investimento de 4 trilhões de ienes (US$ 35 bilhões) entre 2022 e 2030 para o desenvolvimento de novos carros elétricos e tecnologia de baterias. O objetivo é lançar um total de 30 veículos elétricos a bateria das marcas Toyota e Lexus até 2030 nos segmentos de passageiros e comerciais.
A meta é que as duas empresas em conjunto atinjam o patamar de 3,5 milhões de veículos elétricos a bateria e a célula de combustível por ano até 2030 - um número bem superior a meta anterior de 2 milhões de veículos zero emissões. Toyoda afirmou que "precisamos reduzir as emissões o máximo possível, o mais rápido possível", e que as empresas "aumentarão alternativas para automóveis neutros em carbono" que funcionam com energia "limpa".
Segundo o CEO da Toyota, alguns futuros carros elétricos serão baseados em modelos já existentes, e alguns dos conceitos realmente se parecem com modelos atuais como o Toyota Hilux e o Lexus NX, enquanto outros serão totalmente novos e baseados na nova plataforma e-TNGA desenvolvida em parceria com a Subaru.
Dentro do processo de transição energética da Toyota, a Lexus terá um papel de destaque: será uma marca exclusivamente de carros elétricos até 2030 e terá uma linha composta por SUVs, sedãs e supercarros, todos zero emissões. Além disso, continuará desempenhando o papel de marca premium dentro do grupo explorando as tecnologias de última geração tanto em termos de baterias quanto de trens de força.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão