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Volvo XC40 será apenas elétrico no Brasil a partir de 2022

SUV compacto deixa de ser oferecido em versões com o motor a combustão; rede de recarga será ampliada

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Aproveitando o bom momento no Brasil, a Volvo faz três anúncios importantes para o Brasil em seu caminho para a eletrificação - segmento que a marca sueca considera extremamente importante para a sua operação, não apenas um nicho ou complemento de gama. Com isso, a marca toma uma decisão importante.

O Volvo XC40 não será mais oferecido em suas versões híbridas, apenas a 100% elétrica. E mesmo assim, a marca pretende ampliar as vendas da família 40 em cerca de 10% - o C40 será apresentado em 2022, ampliando a linha. A marca quer dobrar o mercado de elétricos no país com essa decisão, principalmente pelo XC40 ser um de seus modelos mais vendidos. Ao mesmo tempo, a Volvo faz um anúncio de ampliação de redes de recarga no país. Após mais de 1.000 pontos de recarga já anunciados anteriormente, a Volvo fará a instalação dos pontos em rodovias.

Volvo XC40 P8 Recharge
Volvo XC40 P8 Recharge
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Serão 13 corredores elétricos, com 3.250 km nesta primeira fase, com 13 carregadores de corrente alternada, de carga rápida. Nesta fase, são ligadas capitais por essas rotas: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), além de áreas como Uberlândia (MG), Litoral Norte, Baixada Santista e outras áreas. São 150 kW de potência, com 2 plugs Tipo 2 em cada ponto - no caso do XC40, 80% da bateria em 35 minutos. O investimento é de R$ 10 milhões nesta primeira fase, sem cobrança dos usuários para o uso - seja o carro Volvo ou não.

A instalação será feita em áreas de fácil acesso, como redes de conveniência ou redes de restaurantes, pontos onde as pessoas já estão acostumadas a passar e com conforto para esperar a recarga, mesmo que seja bem rápida. O fornecedor ainda não foi definido, em processo de concorrência, a ser anunciado nos próximos dias. Esta primeira fase começa em março/22 e se finaliza em abril/22. 

A Volvo também anunciou uma parceria com a Ecorodovias, uma concessionária administradora de rodovias com mais de 3.000 km em 9 concessões. São 52 pontos de apoio ao usuário e que também terão carregadores Volvo, do tipo comum de 11 kW, para uma recarga de emergência - o que deve acontecer até fevereiro/2022. No geral, são 1.000 pontos públicos Volvo, 13 carregadores rápidos e os 52 de pontos de apoio da Ecorodovias.