O SUV elétrico compacto é a bola da vez e segundo uma reportagem recente, tanto a Volvo quanto a Polestar estão trabalhando em um novo modelo para o segmento. A Volvo já tem um SUV elétrico, o XC40 e também o recém-lançado C40 Recharge, enquanto a Polestar se prepara para lançar seu próprio modelo compacto em breve.

De acordo com a matéria da Autocar, ambos os fabricantes suecos já estão trabalhando duro criando um modelo que será do mesmo tamanho que um DS3 Crossback E-Tense ou um Kia Niro Electric. A versão Volvo estará disponível com uma carroceria mais tradicional, chamado de XC20, ou um cupê que deverá usar o nome C20.

Volvo XC20, SUV compatto ed elettrico su base Geely

Ele não será sustentado pela plataforma CMA dos modelos atuais (também usada em vários modelos Geely, Lynk & Co e Polestar), mas sim pela nova plataforma SEA criada Geely, proprietária da Volvo. Esta plataforma só foi usada em um único carro elétrico até o momento: o Zeekr 001.

Zeekr 001

O 001 é um veículo grande, medindo quase 5 metros de comprimento. Ele tem 536 cavalos de potência com seus dois motores (um cada eixo), que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e ainda conta com características de carro premium, como suspensão a ar ativa. Duas opções de bateria foram anunciadas para este modelo, 86 kWh e 100kWh, esta última dando-lhe um alcance NEDC de 700 km.

Não esperamos que os novos SUV elétricos Volvo e Polestar tenham baterias tão grandes quanto o Zeekr, ou desempenho para igualá-lo, mas a plataforma é bastante flexível. As versões base terão apenas um motor e tração dianteira, e ainda há a chance de que apenas modelos de motor único estarão à venda.