A startup chinesa de carros elétricos NIO acaba de apresentar o novo NIO ET5, um sedã com estilo dinâmico que visa preocupar o best-seller do segmento, o Tesla Model 3, com foco em tecnologia, preço inicial de cerca de 45.700 euros (R$ 293.400) e uma autonomia declarada de 1.000 km na versão de topo.
O NIO ET5 chega ao mercado com 3 opções de bateria. Os clientes podem escolher o pacote de 75 kWh, que promete autonomia (sempre de acordo com o ciclo chinês CLTC) de 550 km, com o "Longo Alcance" de 100 kWh e 700 km de autonomia e com o pacote "Ultralong Range" de 150 kWh que, na verdade, chega a 1.000 km - vale lembrar que esse padrão mostra resultados mais otimistas em comparação com os padrões WLTP ou EPA.
A NIO, para o ET5, forneceu tanto uma fórmula de compra tradicional quanto a possibilidade de assinar um serviço "Batteries as a Service" (Baas) que dá acesso ao serviço de troca de baterias na rede de estações automatizadas em operação na China e que reduz o preço ao limite de 35.500 euros (R$ 227.900).
Diante da economia na compra, no entanto, a marca requer o pagamento de uma mensalidade de cerca de 130 euros (R$ 834) para a versão de 75 kWh e 205 euros (R$ 1.300) para a versão de 100 kWh. A versão com bateria de 150 kWh, por outro lado, no momento está fora da possibilidade de troca da bateria.
Falando sobre outras características, a NIO afirma que o ET5 pode acelerar de 0 a 100 em 4,3 segundos graças a um trem de força com dois motores elétricos que através das 4 rodas é capaz de despejar no solo 489 cv de potência e 71,3 kgfm de torque.
Medindo 4.790 mm de comprimento, 1.960 mm de largura, 1.499 mm de altura e com distância entre-eixos de 2.888 mm, ele apresenta dimensões ligeiramente superiores às do rival Tesla Model 3.
De fato, este novo carro elétrico da promissora startup tem linhas particularmente elegantes e um coeficiente aerodinâmico de 0,24. Do ponto de vista tecnológico, ele também oferece um head-up display inédito com realidade aumentada chamada PanoCinema que projeta informações sobre o para-brisas em uma área igual à que o motorista teria se consultasse uma tela de 201" colocada 6 metros à sua frente.
O NIO ET5 será vendido na China no início de 2022, mas durante o ano também chegará à Europa, embora inicialmente programado apenas para mercados como Alemanha, Noruega e Holanda.
Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
A revolução da bateria finalmente chegou
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
NIO promete novos veículos elétricos com preço competitivo em breve
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
NIO: Troca de bateria em 2 minutos já é realidade na China