Quando a Ford anunciou oficialmente a chegada da versão elétrica de sua picape mais famosa, a F-150 Lightning, optou por não divulgar todos os dados técnicos. Entre as informações mantidas em segredo, estava a capacidade da bateria, que agora foi revelada.
Durante uma coletiva de imprensa recente, a montadora norte-americana também afirmou que a picape elétrica estará disponível em uma versão básica, chamada Pro, e em uma versão mais sofisticada, que será oferecida em 3 diferentes níveis de acabamento: XLT, Lariat e Platinum.
Como mencionado, o modelo de ataque da Ford F-150 Lightning é chamado de Pro e – um pouco como acontece com o Fiat 500 elétrico na versão Action – tem uma bateria menor e desempenho mais contido. A picape elétrica norte-americana pode contar com 98 kWh de bateria, o suficiente para atingir 370 km de autonomia (de acordo com o padrão EPA).
No F-150 Lightning Pro, como em toda a gama, também haverá carregamento bidirecional, graças ao Ford ProPower Onboard de 2,4 kW, o sistema que permite ao veículo fornecer energia para equipamentos externos ou casas. Disponível como opcional também haverá uma versão aprimorada de 9,6 kW. O veículo, que já poderá contar com o sistema de informação e entretenimento de 12", terá um preço em torno de 42.000 dólares (cerca de R$ 240.000).
Quanto às outras versões da F-150 Lightning, a XLT e a Lariat também terão uma bateria de 98 kWh de série, mas ambas permitirão que você escolha, como opcional, a bateria maior, de 131 kWh, que é padrão no acabamento Platinum. Em todos eles há, sempre de série, o carregamento bidirecional de 9,6 kWh e a tela sensível ao toque de 15 polegadas com informação e entretenimento avançado sync4.
Em termos de alcance, o F-150 XLT e o Lariat poderão viajar até 483 km com apenas um cheio de elétrons, enquanto a versão Platinum tem que se contentar com 451 km (sempre com padrão EPA) devido às rodas de 22" e outras mudanças estéticas e de equipamentos. A F-150 Lightning Platinum também tem um custo inicial de cerca de 71.000 euros (cerca R$ 460.000).
F-150 Pro | F-150 XLT | F-150 Lariat | F-150 Platinum | |
Bateria | 98 kWh | 98 kWh (131 kWh) | 98 kWh (131 kWh) | 131 kWh |
Autonomia | 370 km | 370 km (483 km) | 370 km (483 km) | 451 km |
À espera do Tesla Cybertruck, o segmento das picapes elétricas acaba de receber o GMC Hummer EV, que já está sendo entregue, e está se preparando para a chegada de outros modelos no ano que vem, incluindo esta F-150 Lightning. A Ford estima que a demanda pode ser maior do que o esperado e, por isso, dobrou seus volumes de produção programados e construirá uma nova fábrica no Tennessee.
Tal decisão não era tomada há anos pelos líderes de empresas dos EUA. As encomendas para a nova F-150 Lightning começarão a ser recebidas oficialmente em janeiro, e as primeiras entregas devem começar por volta do início do terceiro trimestre de 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos