A trajetória para a transição energética da Audi foi anunciada em meados do ano. A empresa produzirá apenas carros eletrificados (elétricos ou híbridos plug-in) a partir de 2026 e a partir de 2033 dará o último adeus aos motores a combustão (exceto na China). E nesta semana, outro passo importante para zero emissões está sendo anunciado.
A marca das quatro argolas, na verdade, declarou que a partir de 2028 sua principal fábrica, a unidade de Ingolstadt, produzirá exclusivamente carros elétricos. Esta é uma declaração ambiciosa, dado que nem mesmo um carro de emissão zero ainda saiu dessas linhas de montagem: o e-tron nasceu em Bruxelas e na China, o Q4 e-tron em Zwickau e o e-tron GT em Neckarsulm.
A partir desta afirmação, fica claro que a Audi está se preparando para uma reorganização de toda a produção. Na verdade, é provável que a nova geração do A6, que será totalmente elétrico, seja transferida da fábrica Neckarsulm (onde o A6 é atualmente construído) para a Ingolstadt, que em 3 anos terá uma produção de 50% de carros elétricos antes de chegar a 100% definida para 2028.
De acordo com um porta-voz da empresa ao jornal alemão Der Spiegel, o primeiro veículo elétrico a sair das linhas de produção da fábrica de Ingolstadt será o SUV Q6 e-tron, já visto durante os primeiros testes rodoviários e cuja produção começará em 2023.
O carro aproveitará a nova plataforma PPE desenvolvida pela Porsche e que estreará em 2022 com o Macan elétrico. Na mesma plataforma também nascerá o E6, herdeiro alimentado pela bateria do A6 que foi antecipado pelo conceito A6 e-tron mostrado no último Salão do Automóvel de Xangai. Isso explica o desejo de transferir a produção do famoso sedã de uma fábrica para outra.
Ainda de acordo com o anúncio da Audi, e mais precisamente de Peter Mosch, que é líder do conselho, em 2029 chegarão as versões elétricas de outros dois famosos modelos Audi, o A3 e o A4. Eles também serão produzidos em Ingolstadt.
Em relação a esses carros, ainda não está claro em qual plataforma eles nascerão. Não será a PPE, reservado apenas para modelos Audi "high-end". Nem se diz que eles são baseados na plataforma MEB, já que para esse ano a Volkswagen terá carros derivados do projeto Trinity no mercado. É precisamente na esteira dessas novas plataformas que a revolução elétrica para esses modelos Audi poderia acontecer.
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