Hyundai acelera e 'dobra a meta' de vendas de carros elétricos
Marca também anuncia o fim do desenvolvimento de novos motores a combustão; Genesis será 100% elétrica em 2030
A Hyundai é uma das montadoras que há mais tempo aposta em energias alternativas. E nessa semana, o CEO da Hyundai Motor, Jaehoon Chang, anunciou que o foco principal do grupo coreano agora está na eletrificação com uma meta de vendas de carros elétricos ainda mais ambiciosa.
Atualmente a Hyundai tem uma gama composta por carros elétricos, híbridos, híbridos plug-in e a hidrogênio. Mas o desenvolvimento e lançamento da plataforma própria e dedicada a carros elétricos E-GMP representou o grande passo para as marcas Hyundai, Kia e Genesis.
E o crédito dessa mudança vai em grande parte para o CEO Jaehoon Chang, que hoje se concentra com ainda mais determinação na estratégia de eletrificação das marcas. Em entrevista ao Automotive News disse:
"Esta é a transição que queremos seguir o mais rápido possível. Seremos muito agressivos na eletrificação."
Começando pelo Hyundai Ioniq 5, lançado recentemente, a meta da Hyundai é ambiciosa e prevê lançar 13 carros totalmente elétricos até 2030. A família Ioniq incluirá o Ioniq 6, um sedã elétrico baseado no conceito Prophecy e o Ioniq 7, um SUV elétrico de 7 lugares que teve o visual antecipado pelo conceito Seven Concept, todos baseados na arquitetura E-GMP.
No curto prazo, a meta da Hyundai é encerrar 2022 com o emplacamento de 220.000 carros elétricos globalmente. Isso representa um amplo crescimento sobre a expectativa de 140.000 elétricos emplacados até o final de 2021 (no acumulado do ano foram 108.000 unidades) e 90.000 em 2019.
Agora, a estimativa para 2026 é emplacar nada menos que 1,7 milhão de veículos elétricos a bateria (sem considerar os modelos a células de combustível a hidrogênio), um salto sobre a estimativa anterior, que não chegava a um milhão de unidades.
Outro destaque é o anúncio de que a marca coreana irá encerrar o investimento no desenvolvimento de novos motores de combustão interna para reduzir custos e liberar recursos para serem aplicados em eletrificação e novas tecnologias. A divisão premium Genesis será uma marca exclusivamente de carros elétricos em 2030.
"Ao mesmo tempo, a montadora vai parar o investimento em novos motores de combustão interna à medida que se esbanja em áreas que vão desde novas tecnologias de baterias até bases de produção de elétricos."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026