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Carro elétrico popular da Toyota tem início de vendas ao público

Micro carro elétrico com proposta urbana tem autonomia de 150 km e custa o equivalente a R$ 81.000 no Japão

Toyota C+pod JDM - Japão

Revelado há exatamente um ano no Japão, o micro carro elétrico da Toyota chamou a atenção do mercado mas era vendido exclusivamente para empresas e governos locais, ficando longe do grande público. Mas isso muda este mês, já que a Toyota anunciou que o C+pod também está disponível para clientes particulares.

Desde 23 de dezembro, qualquer pessoa pode comprar o C+pod, que é oferecido com preços tão baixos quanto 1.650.000 ienes — o equivalente a R$ 81.100 em uma conversão direta. 

No entanto, os clientes japoneses não poderão comprar o Toyota C+pod imediatamente; o veículo será oferecido inicialmente através de contratos de locação de revendedores de veículos Toyota e Toyota Rental & Lease Agencies em todo o Japão.

Toyota C+pod JDM - Japão
Toyota C+pod JDM - Japão
Toyota C+pod JDM-painel

A montadora diz que o contrato de locação permite o uso casual do pequeno C+pod elétrico, ao mesmo tempo em que "garante a coleta abrangente de veículos com iniciativas proativas de 3R (reduzir, reutilizar, reciclar) para as baterias a bordo." Isso faz parte do objetivo da Toyota de alcançar uma sociedade de mobilidade neutra em carbono.

O C+pod é um veículo elétrico de dois lugares com uma pegada ultra-baixa. Ele mede apenas 2.490 milímetros de comprimento, 1.290 mm de largura e 1.550 mm de altura, o que significa que é cerca de 200 mm mais curto e 370 mm mais estreito que um Smart EQ Fortwo.

O micro carro elétrico é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 9,06 kWh que permite uma autonomia na faixa de 150 quilômetros - considerando o uso exclusivamente urbano. Com uma velocidade máxima de 60 km/h, o C+pod obviamente não foi projetado para rodar em estradas. O carrinho urbano possui um motor elétrico de ímã permanente montado na traseira com uma potência máxima de 9,2 kW (2,6 kW contínua) e 5,6 kgfm de torque.

A Toyota diz que o C+pod foi projetado como uma opção de mobilidade para um grupo diversificado de usuários diários que frequentemente rodam em curtas distâncias com poucos passageiros. Isso pode incluir jovens, motoristas novos solteiros ou indivíduos mais velhos que podem estar estressados com a condução.

Ainda de acordo com a marca japonesa, o C+pod tem sido bem recebido pelos clientes, com um feedback bastante positivo, especialmente por sua "facilidade de condução, simpatia ambiental e toda a gama de recursos de segurança, apesar de sua carroceria ultracompacta".