Aposta promissora para as grandes cidades, o segmento de scooters elétricos pouco a pouco vai tomando forma. Ainda que os grandes fabricantes estejam um pouco lentos em termos de lançamentos, isso começa a mudar. A Yamaha fez o importante anúncio de que apresentará dois novos modelos em 2022.
No momento ainda não há muitos detalhes técnicos sobre os novos scooters, mas a marca já deu uma prévia de sua estratégia de eletrificação para o segmento duas rodas e, inclusive, mostrou algumas imagens de modelos como o Yamaha E01, um scooter elétrico que promete desempenho similar a uma moto de 125 cc.
A novidade foi revelada no Salão Automóvel de Tóquio em 2019 e surpreendeu pela praticidade e funcionalidade, nem parecendo se tratar de um conceito, mas sim um modelo pronto para a produção - esperamos que a versão final não sofra muitas modificações em relação ao protótipo.
E pelo que vimos até agora, o Yahama E01 deverá encarar rivais como o recém-lançado BMW CE 04, o primeiro scooter elétrico da marca alemã, que aposta em linhas mais futuristas e uma boa dose de tecnologia à bordo. Nesse ponto, o modelo da marca japonesa adota um design mais tradicional, algo que deve agradar a um público maior.
Considerando a proposta e promessa de 'desempenho equivalente a 125 cc', o scooter deve ter potência de até 11 kW (14 cv) e velocidade máxima em torno dos 90 km/h, assim como a maioria dos modelos disponíveis no segmento.
Já o segundo modelo previsto para o ano que vem é a Yamaha E02, este um scooter elétrico menor, equivalente a um modelo de 50cc. Neste caso, estamos falando de potência máxima de até 4 kW, com velocidade final entre 40 e 50 km/h, uma proposta estritamente urbana.
No momento, a Yamaha possui dois scooters elétricos no mercado, a Yamaha e-Vino, que tem estilo retrô e autonomia de 58 km e também a EC-05, desenvolvida em parceria com a Gogoro, que tem visual mais moderno e autonomia de 110 km com uma carga.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais motos híbridas estão a caminho e a origem é a Índia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD faz parceria para impulsionar revolução de motos elétricas na África
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para o motocross