Enquanto inicia as vendas de carros elétricos no Brasil, a BYD celebra a produção de 150.000 unidades do BYD Han, o sedã elétrico/PHEV que é o primeiro modelo equipado com a bateria de lâmina (Blade) desenvolvida pela própria marca e que também será lançado por aqui em 2022.  

O BYD Han estreou na China em julho de 2020 na versão totalmente elétrica (seguida um mês depois pela variante híbrida plug-in). Desde então, mais de 140 mil unidades foram vendidas, incluindo mais de 40.000 em 2020 e mais de 100.000 em 2021 (até o final de novembro).

BYD Han
BYD Han

A versão totalmente elétrica se mostra muito mais popular (mais de 105.000 vendidos cumulativamente), em comparação com menos de 40.000 veículos híbridos plug-in. O fabricante chinês declarou em 23 de dezembro de 2021:

"Hoje, o 150.000º BYD Han saiu da linha de produção. Este é o último marco para o carro-chefe da série Dynasty desde o lançamento do Han em julho de 2020. A partir de novembro de 2021, mais de 140.000 veículos BYD Han foram vendidos, consolidando seu status como líder no mercado de veículos de energia nova (NEV)."

O veículo jubileu é azul - a nova opção de pintura, introduzida no início deste ano.

As vendas de carros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) da marca estão crescendo em ritmo acelerado na China com mais de 90.000 unidades por mês em novembro e um novo recorde mensal para o Han EV (pela primeira vez acima de 10.000 unidades) além de um novo recorde para o Han PHEV (mais de 2.800 emplacamentos).

Um pequeno lote do BYD Han foi exportado, incluindo locais como a América Latina (Brasil, Colômbia e Costa Rica, notadamente) e espera-se que, provavelmente em 2022, o Han elétrico também chegue à Europa.

No caso específico do Brasil, o sedã 100% elétrico que atualmente é o carro topo de linha da BYD, será lançado ainda no primeiro semestre de 2022 com preços a serem divulgados. A marca adianta que o valor ficará entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

Especificações do BYD Han (汉) elétrico:

  • longo alcance de alguns até 605 km NEDC
  • Supostamente duas opções de bateria: bateria de 65 kWh para 506 km NEDC com o trem de força FWD; 77 kWh para 605 km NEDC com trem de força FWD e 550 km NEDC com o trem de força AWD
  • Bateria da lâmina - células de lítio-ferro-fosfato (LFP) na versão ctp (cell-to-pack)
  • 0-100 km/h em 3,9 segundos na versão AWD de topo (que será vendida no Brasil)
  • duas opções de trem de força para a versão elétrica:
    FWD (163 kW); AWD (163 kW dianteira + traseira de 200 kW)
  • inversor de carboneto de silício
  • DC carregamento rápido de 30 a 80% em 25 minutos, 10 minutos de recarga para até 135 km de alcance
  • coeficiente de arrasto de 0,233
  • Comprimento 4.980 mm, Largura 1.910 mm, Altura 1.495 mm, Distância entre-eixos 2.920 mm