A edição da CES 2022 conta com protagonistas como o Grupo Magna, que anunciou a apresentação oficial de seu novo trem de força elétrico inteligente, batizado precisamente da EtelligentReach, pronto para estrear em um novo modelo que entrará em produção ainda este ano.
O sistema, criado pela nova empresa que surgiu em 2020 da junção da própria Magna e da gigante eletrônica LG, agora focada em baterias, promete uma pequena revolução no mundo da propulsão elétrica, graças sobretudo a um software capaz de otimizar tanto a dinâmica de condução quanto a gestão de energia, oferecendo até 30% mais autonomia do que a média de veículos da mesma categoria.
O EtelligentReach, testado em um protótipo baseado no Jaguar i-Pace (que a Magna Steyr produz em nome da Jaguar em sua fábrica de Graz) consiste em dois motores com transmissões integradas de carboneto de silício e inversores. A maior autonomia, até 150 km a mais (mesmo que não haja menção à capacidade da bateria), vem de uma otimização dos componentes individuais, mas tem o elemento-chave no programa que controla tudo.
A unidade de controle rege toda a dinâmica, com uma função de desconexão que minimiza a perda de energia e o atrito e uma "vetorização de torque longitudinal", que é um controle direcionado de tração e aderência em cada roda, ativo não só em curvas, o que segundo a Magna ganha uma margem de segurança de 10% e torna a condução mais instintiva.
Quanto ao veículo de produção que deve trazer esse novo trem de força para sua estreia, o candidato mais provável seria o SUV elétrico Fisker Ocean, que será produzido pela Magna a partir do terceiro trimestre deste ano e anunciou características técnicas compatíveis com as ilustradas para o EtelligentReach.
Entre os interessados, porém, também pode haver a Apple, que há muito está em busca de parceiros e fornecedores para o projeto Apple Car,que durante 2021 havia sido abordado para a aliança LG-Magna para uma possível colaboração.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km