Na expectativa de vários lançamentos de carros elétricos em 2022, o Brasil ainda tem um mercado pequeno para esse segmento, mas que cresce rapidamente e já conta com uma certa variedade de modelos.
De fato, os carros elétricos ainda são caros por aqui, mais por conta da moeda desvalorizada e do baixo poder aquisitivo, ainda que pese bastante a ausência de uma política mas consistente de incentivos para a transição energética.
E considerando nossa realidade em termos de mercado, fizemos uma lista com os carros elétricos 'menos caros' à venda, aqueles que custam até R$ 300.000.
Disponível no Brasil há cerca de dois anos, o Caoa Chery Arrizo 5e é um modelo com poucos emplacamentos. Equipado com um motor elétrico de 122 cv e 28,1 kgfm de torque, o sedã elétrico tem baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh, autonomia de 322 quilômetros e sistema de regeneração de energia em 7 níveis. Recentemente, o Arrizo 5e começou a ser oferecido também na modalidade de locação pelo CaoaChery.
Lançado recentemente, o modelo mais acessível da JAC substituiu o iEV20 e com o último aumento de preço perdeu a posição de carro elétrico mais barato do Brasil. Fruto da parceria entre a JAC e a Volkswagen na China, o subcompacto é equipado com um motor elétrico de 62 cv e 15,3 kgfm de torque e tem autonomia de 300 km com uma carga. O modelo urbano se destaca ainda pelo baixo consumo, um bom sistema de regeneração de energia e ótima dirigibilidade na cidade.
Versão elétrica do JAC T40, o iEV40 tem 115 cv 27,5 kgfm e 300 km de autonomia, o mesmo alcance do irmão mais novo e-JS1. Bem equipado, o interior possui quadro de instrumentos digital e da central multimídia com informações do sistema de energia, bancos de couro, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas, câmeras com visão 360 graus e controle de cruzeiro.
O Zoe e-Tech atualizado foi lançado em abril do ano passado com preço inicial de R$ 204.990, um valor que se mantém até o momento - junto com o MINI Cooper SE, ele foi o único a não ficar mais caro nesse período. Basicamente, o modelo reestilizado ganhou um visual mais atraente, melhor acabamento interno e mais equipamentos na versão de topo. Mesmo nesta versão de entrada ele já se beneficia do motor elétrico mais forte com 135 cv e 24,5 kgfm de toque e autonomia de 385 km com uma carga.
Eis o carro elétrico de uma marca premium mais barato à venda no país, ao menos por enquanto. A versão 100% elétrica do Mini Cooper se beneficia das mesmas qualidades do modelo com motor a gasolina. Equipado com um motor de 185 cv e 27,5 kgfm uma condução mais apurada e acabamento premium, só fica devendo pela autonomia abaixo da média em relação aos rivais (234 km), mas ainda assim é uma compra interessante pelo conjunto.
Lançado há pouco mais de seis meses, o novo Fiat 500 elétrico é o carro urbano de nova geração que preserva as qualidades de sempre como boa construção, nível de equipamentos, acabamento e dirigibilidade que fizeram a história do modelo. Tudo isso com um novo trem de força composto pelo motor elétrico de 118 cv e 22,4 kgfm de torque que garante autonomia de 320 km com uma carga na cidade.
Novidade no mercado, o SUV elétrico e-JS4 começa a ser entregue aos clientes neste início de ano. A nova aposta da JAC (tem potencial para ser o veículo elétrico mais vendido da marca por aqui), se beneficia da parceria JAC-Volkswagen, o que se refletiu em um carro com melhor dinâmica e dirigibilidade, suspensão aprimorada e um bom nível de acabamento pelo preço de um carro elétrico compacto. A eficiência energética é boa e a autonomia é de 400 km em condições reais.
Apresentado em 2020 e lançado em dezembro do ano passado, o primeiro carro elétrico da Peugeot à venda no país tem como destaque o visual atraente, a boa oferta de equipamentos, incluindo o i-Cockipt de terceira geração, dirigibilidade superior à média e autonomia de 340 km com uma carga.
Apesar de novo em nosso mercado, ele chegou por aqui oficialmente em 2019, o Nissan Leaf é uma espécie de 'veterano' entre os carros elétricos, considerando que a primeira geração do modelo estreou globalmente em 2010. A versão atual tem autonomia de 385 km com uma carga e bom desempenho considerando a média dos carros elétricos mais acessíveis que estão no mercado.
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