Quando a Sony revelou o conceito de sedã elétrico Vision-S na CES 2020, todos esperavam que ele não permanecesse apenas um carro show; afinal, parecia um modelo pronto para a produção e era muito bem pensado para permanecer apenas um único.
Agora, a Sony finalmente admite que está considerando entrar no mercado de veículos elétricos, o que não é grande surpresa, dado que a empresa vem testando o protótipo Vision-S 01 em vias públicas desde sua revelação. E para tirar as dúvidas sobre suas intenções, a empresa japonesa acaba de revelar um segundo conceito de veículo elétrico, o SUV Sony Vision-S 02.
Antecipado na CES 2022, o Vision-S 02 usa a mesma plataforma elétrica que o protótipo do sedã para oferecer um veículo mais prático com um interior mais espaçoso com sete lugares. A Sony diz que os protótipos Vision-S 01 e Vision-S 02 "promoverão a acomodação de uma grande variedade de estilos de vida dentro de uma sociedade onde os valores estão se tornando cada vez mais diversificados."
Olhando para o Vision-S 02, a semelhança com o Vision-S 01 é óbvia, pois o SUV adota a mesma linguagem de design do três volumes. Enquanto as dimensões do sedã o colocam no meio do caminho entre o Tesla Model 3 e o Model S, o SUV ocupa o espaço entre o Tesla Model Y e o Model X.
O Vision-S 02 tem 4.895 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.650 mm de altura, com uma generosa distância entre-eixos de 3.030 mm. Ele anda em rodas de 20 polegadas e pesa 2.480 quilos.
Por dentro, o design do painel também é muito semelhante ao Vision-S 01, composto por três telas enormes. O da esquerda atua como um quadro de instrumentos, o do meio é a interface principal para o sistema de informação e entretenimento e o da direita serve ao passageiro da frente (passageiros da segunda fileira têm duas telas adicionais à sua disposição).
Assim como no Vision-S 01, o Vision-S 02 se beneficia de itens como alto-falantes de assentos que trabalham com um serviço de streaming compatível com "360 Reality Audio" e um serviço de vídeo digital totalmente integrado chamado "Bravia Core for Vision-S", que permite a reprodução de vídeo compartilhada ou individual na tela panorâmica frontal e telas individuais de banco traseiro.
O entretenimento no veículo também inclui a capacidade de jogar jogos do PlaysStation através de uma conexão remota com um console em casa, além da capacidade de jogar jogos de streaming através da nuvem.
A potência vem de um trem de força AWD (integral) de motor duplo, totalizando 400 kW (536 cv), permitindo que o SUV elétrico atinja uma velocidade máxima superior a 180 km/h - menos que o sedã. A aceleração de 0 a 100 km/h não foi revelada, mas provavelmente leva mais que os 4,8 segundos gastos pelo Vision-S 01, que é 130 kg mais leve.
Os protótipos Vision-S da Sony também dão grande ênfase à segurança, graças a uma série de sensores que oferecem visão de 360 graus ao redor do veículo. Estes sensores incluem sensores de alta sensibilidade, alta resolução e amplo alcance dinâmico CMOS e sensores LiDAR que detectam com precisão o espaço tridimensional. A Sony diz que está atualmente realizando testes de verificação funcional na Europa para o lançamento de sistemas avançados de assistência ao motorista nível 2+ (ADAS) em vias públicas.
Esta é uma notícia realmente emocionante para os entusiastas de veículos elétricos, já que uma empresa de tecnologia gigante como a Sony, sem dúvida, ajudará o segmento a crescer ainda mais. Para explorar sua entrada neste mercado, a Sony diz que estabelecerá uma empresa operacional chamada "Sony Mobility Inc." no segundo trimestre de 2022.
"A nova empresa terá como objetivo fazer o melhor uso das tecnologias de IA e robótica, ajudar a realizar um mundo onde todos possam viver em harmonia com robôs diariamente, encher as pessoas de emoção e contribuir para a sociedade. Com o VISION-S, que contribui para a evolução da mobilidade, juntamente com o robô de entretenimento autônomo aibo, e o drone Airpeak, a Sony buscará continuar a criar novos valores em uma variedade de campos."
Fonte: Sony
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alpine Alpenglow Hy6 aparece em Paris com motor V6 a hidrogênio
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault mostra conceito de van elétrica na Europa que conhecemos no Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault 17: Nova versão do clássico com motor elétrico de 272 cv
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Honda revela nova plataforma para carros elétricos com este conceito