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Renault se associa à Volvo e à gigante francesa de transporte CMA CGM para co-desenvolver uma nova van elétrica para entregas urbanas.
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Graças à sua altura extra, ela oferece consideravelmente mais espaço de carga do que uma van comum do mesmo tamanho e permite que o motorista entre na área de carga diretamente da cabine.
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Ela será construída em uma nova plataforma elétrica modular de 800 volts para veículos comerciais, com produção prevista a partir de 2026.
As vans europeias geralmente compartilham formas e proporções semelhantes, mas a Renault pretende revolucionar sua aparência com a versão de produção do conceito Estafette. Ela antecipa uma van elétrica que será lançada em 2026, e seu design não só oferece um visual único e bem característico francês, remetendo a várias vans antigas e peculiares do passado do país, como também maximiza o espaço de carga para um veículo com essas dimensões.
O conceito Estafette tem um comprimento semelhante ao da Renault Kangoo L2 (4,87 metros) e a mesma capacidade máxima de carga de 1 tonelada. No entanto, com um teto muito mais alto (2,6 metros), a van consegue transportar itens consideravelmente mais altos. Isso aumenta seu volume máximo de carga, que passa de 4,2 metros cúbicos da Kangoo L2 para 7,1 metros cúbicos.
Você também pode ficar de pé facilmente na parte de trás dessa van. Isso permite que o motorista circule livremente entre a cabine e a área de carga, tornando-a uma van excelente para entregas urbanas. Outra vantagem é seu diâmetro de giro, que a Renault afirma ser semelhante ao de um hatchback Clio, o que deve facilitar sua condução em áreas urbanas densas com ruas estreitas e muitas curvas fechadas.
A plataforma subjacente ao conceito Estafette é uma plataforma elétrica específica de 800 volts chamada FlexEVan, desenvolvida em conjunto com a Volvo e a gigante francesa de transporte marítimo CMA CGM. A Renault ainda não anunciou as especificações da próxima Estafette de produção, mas funcionar com 800 volts permitirá que ela carregue mais rápido e ofereça eficiência superior em comparação com vans elétricas de 400 volts de tamanho semelhante.
Galeria: Renault Estafette Concept
A Renault afirma que essa van de aparência incomum foi projetada com a participação de motoristas profissionais para tornar suas vidas profissionais mais fáceis. É por isso que as duas portas laterais para acessar a cabine são do tipo deslizante, para que não precisem de espaço adicional para abrir — isso é incalculável para os motoristas e melhora a segurança ao sair do veículo, além de permitir que eles parem e saiam do veículo em espaços muito apertados.
Assim como o novo Renault 5, que revive uma placa histórica amada, o novo Estafette evoca a van de 1959 com o mesmo nome. No entanto, ao contrário do 5, cujo design reflete o original e o atualiza com um toque moderno, a nova van Estafette não tem nenhuma semelhança com a original, embora haja uma vibe retrô-futurista semelhante na forma como seu exterior e interior são projetados.
Não sabemos quão semelhante a van de produção final será a este conceito, mas quando esses veículos começarem a povoar as cidades europeias, eles serão um espetáculo à parte. Eles se destacarão de maneira semelhante às futuristas vans de entrega da Amazon construídas pela Rivian nos Estados Unidos hoje.
Arrow One foi inteiramente desenvolvida no Brasil
Do outro lado do oceano nós temos a Arrow One, van elétrica que já está chegando ao mercado e adota muitas das soluções apresentadas pelo conceito da Renault mostrado nesta semana. No entanto, a One, que foi inteiramente desenvolvida no Brasil, tem comprimento e porte maior, com até 2 toneladas de carga útil, o dobro da solução francesa, que, por sua vez, traz como inovação uma plataforma de 800 volts.