O Arrow One, uma inovadora van elétrica destinado a entregas urbanas de última milha e concebido no Brasil desde o zero, acaba de finalizar sua primeira fase de testes juntos a clientes.

A empresa fundada em Caixas do Sul (RS) anunciou que a fase I aconteceu no estado de São Paulo, entre dezembro de 2022 e abril de 2023, entregando mais de 5.000 encomendas, de todos os tipos e tamanhos, levadas diariamente aos consumidores pelas empresas mais relevantes do segmento. 

“O ONE nasceu com a missão de acelerar a adoção de veículos elétricos, através de sistemas de eficiência que tornam ele mais produtivo do que vans e caminhões tradicionais.”, Explica Jocelei Salvador, Head de Engenharia.

Galeria: Primeiras impressões: Arrow One

E os números iniciais indicam que a estratégia realmente foi acertada. A Arrow Mobility estimava que a van elétrica One ajudaria a elevar a quantidade de pacotes entregues diariamente em 50%, mas na prática, o resultado foi surpreendente: em alguns casos, o ganho chegou a 260%, em comparação com uma van tradicional a combustão. 

Isso significa que, no mesmo tempo que um veículo normal entrega 1 pacote, a van ONE consegue entregar 2,6 encomendas. Na visão da empresa, um resultado tão favorável ajuda a justificar o investimento no veículo elétrico.

Arrow One em testes em São Paulo

A Arrow não revelou muitos detalhes sobre a estratégia de vendas e clientes potenciais, mas a empresa se mostra otimista quanto a produção e entrega da demanda pós testes.

“Estamos colhendo os frutos dos bons resultados dos testes e já planejando a produção para 2024”. Comenta Marcelo Simon, Head de Novos Negócios.

No próximo passo, a fase II, a van elétrica começará a realizar entregas em cidades menores, com menor densidade populacional, para avaliar a viabilidade do veículo também nessas condições.

A Fase II será tão desafiadora quanto a Fase I, pois os testes agora, serão em centros urbanos que tem densidade populacional menor que as cidades do estado de São Paulo.

Arrow One em testes em São Paulo

Vale lembrar que no Brasil a transição para os veículos elétricos acontecerá mais rápido no segmento de transportes e empresas do que para os carros de passeio. De olho nessa demanda, a Arrow Mobility desponta como uma empresa ágil e conectada com as necessidades, se valendo dos benefícios do One, que além de ter uma propulsão 100% elétrica, tem visual minimalista e moderno e se destaca pelo sistema batizado One Shot Loader, que agiliza o carregamento das encomendas ao utilizar uma plataforma que pode ser retirada da van e rapidamente acoplada através de um trilho. 

Arrow One em testes em São Paulo