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SUV elétrico com 1.008 km de autonomia chega ao mercado

O GAG Aion LX Plus estreia no mercado chinês com um alcance de 1.008 km e preço equivalente a R$ 405 mil

GAG Aion LX - SUV eletrico chines (6)

Em novembro de 2021, a montadora chinesa GAC anunciou a versão Plus de seu crossover elétrico Aion LX, prometendo uma autonomia de 1.008 km NEDC. Agora, a GAC Aion (nova subsidiária de veículos eletrificados do Grupo GAC) reconfirmou o impressionante alcance no início das vendas do Aion LX Plus na China.

Oferecido com um preço inicial de RMB 459.600, ou pouco mais de R$ 405.000 em uma conversão direta, o SUV elétrico de médio porte é alimentado por uma enorme bateria de 144,4 kWh com uma densidade de energia de 205 Wh/kg. Vale a pena destacar que o pacote não usa tecnologia de bateria de estado sólido, mas é baseado em baterias tradicionais de lítio com um cátodo NMC e ânodo de silício.

O Aion LX Plus possui um trem de força de motor único com 180 kW (241 cv) e 35,7 kgfm de torque. O SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 170 km/h.

GAC eu vou LX Plus

Mas voltando ao tema autonomia, a GAC Aion afirma que o LX Plus é de longe o veículo de produção com a maior autonomia do mundo, embora isso seja discutível, visto que a faixa de 1.008 km é calculada no ciclo NEDC, menos rigoroso que os padrões WLTP e EPA.

Atualmente, o veículo elétrico de maior alcance avaliado pela agência norte-americana EPA é o sedã Lucid Air Dream Edition Range com 837 km de alcance. Só podemos especular qual seria a gama classificada pela EPA do GAC Aion LX Plus, mas talvez nunca saibamos, já que este modelo não é vendido nos Estados Unidos. 

Mas os nossos amigos do InsideEVs EUA usaram os cálculos do parceiro David Roper, que considerava que as classificações pelo padrão NEDC eram, em média, 1,43 vez maior que as certificações da EPA. Assim, o GAC Aion LX Plus de 625 milhas NEDC equivaleria a 437 milhas EPA, com uma margem de erro de 11%. Adicionar 11% resultaria em 485 milhas (780 km), ainda não o suficiente para bater a classificação de 520 milhas (837 km) do Lucid Air.

Mas isso é pelo padrão norte-americano EPA, que é mais rigoroso que o europeu WLTP, que por sua vez também é bastante usado por aqui e mais próximo dos números apurados pelo Inmetro para o alcance de carros elétricos. Dessa forma, podemos estimar uma autonomia real como algo entre 800 e 850 km. 

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