A Ford está adotando medidas para impedir que os revendedores pratiquem ágio na venda da F-150 Lightning e impedir que os compradores revendam a picape elétrica imediatamente após a entrega. A empresa esboçou essas estratégias em um e-mail enviado aos concessionários que o fórum F150Gen14 postou.
De acordo com a introdução do comunicado: "Chegou ao nosso conhecimento que um número limitado de concessionárias está negociando com os clientes de uma maneira que está impactando negativamente a satisfação do cliente e prejudicando a reputação da marca Ford Motor Company e da Dealer Body."
Ele lista um exemplo como "clientes exigentes que já estão na lista de reservas para o F-150 Lightning 2022 fazer depósitos ou pagamentos adicionais".
Se a Ford determinar que um revendedor está se engajando nessas práticas, a montadora se reserva o direito de enviar a alocação do showroom das picapes F-150 Lightning para outros locais durante todo o ano de 2022, até a chegada da próxima linha. Isso seria uma penalidade muito pesada para um modelo que é projetado para ser popular.
Ao mesmo tempo, a Ford dá aos lojistas a opção de que os compradores da F-150 Lightning assinem um contrato que os impeça de vender a picape por um ano após a entrega. Possivelmente, essa estratégia poderia dar a um showroom um incentivo para não aplicar reajustes de mercado ao Lightning, porque não haveria preocupação sobre o novo proprietário imediatamente revender a caminhonete para ter lucro.
Vale ressaltar que este contrato é opcional para os revendedores oferecerem, não obrigatório. "Essa exigência é entre um revendedor e seu cliente. Cabe ao revendedor decidir usá-la e consultar as leis locais no estado em que operam caso optem por fazê-lo", disse a porta-voz da Ford, Emma Berg, ao Motor1.com.
A Ford anunciou recentemente um plano para aumentar a produção da F-150 Lightning por conta da demanda pelo caminhonete elétrica. O primeiro lote chega aos showrooms nesta primeiro trimestre. Um exemplar totalmente equipado pode custar US$ 97.249 (R$ 550.960).
Fonte: F150gen14 via Detroit Free Press
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 Lightning: picape elétrica é apresentada no Brasil pela 1ª vez
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Ford F-150 Lightning roda 150.000 km e mantém 97% de capacidade da bateria
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Ford F-150 Lightning ganha versão com 515 km de alcance para ampliar vendas
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ford reduz tempo de espera da F-150 Lightning XLT para 3 meses