É difícil imaginar que uma Ford F-150 Lightning já tenha quase 100.000 milhas em seu hodômetro. Especialmente porque elas só estão nas ruas desde o final de maio de 2022. Ou seja, menos de dois anos atrás, mas aqui temos um proprietário de um Ford F-150 Lightning relatando sobre sua picape elétrica com 93.000 milhas (150.000 km) no hodômetro.

Ele possui essa F-150 Lightning há 21 meses, o que equivale a uma média de 4.429 milhas (7.128 km) dirigidas por mês ou cerca de 53.000 milhas (85.300 km) por ano. E, embora isso seja certamente uma grande quantidade de viagens, o que talvez seja mais interessante é a saúde da bateria da picape elétrica.

O proprietário da F-150 Lightning se abriu publicando o seguinte no Fórum da F-150 Lightning:

Ninguém, e eu quero dizer ninguém mesmo, quer sentar-se ao volante de uma Lightning por 93.000 milhas em 21 meses. O que posso dizer, não parece que já passou tanto tempo ou que já foi tão longe. Mas, infelizmente, já passou. Desta vez, as emoções custaram pouco, a recarga foi ainda mais barata, a expectativa foi a quilômetros de altura, enquanto os pontos negativos ficaram ao nível do mar. Aperte o cinto de segurança e segure-se em seu chapéu, pois estamos prestes a começar.

Galeria: Ford F-150 Lightning

Pneus

Ainda odeio os pneus, pois continuo pegando pregos e/ou parafusos aqui e ali. Eles têm cerca de 47.000 milhas (75.600 km), predominantemente em vias expressas e rodovias secundárias, nesse segundo jogo. 

Pintura

A pintura está se mantendo melhor do que eu esperava. Não há sinais reais de desgaste, como seria de se esperar de um veículo com tantos quilômetros rodados.

Ford F-150 Lightning

Carregamento

Manter todos os aplicativos (EV Connect, Charge Point, EA, Tesla, Plugshare, etc.) no meu telefone e consultá-los de vez em quando em busca de carregadores gratuitos realmente valeu a pena. Tenho um trecho com cerca de 195 milhas (313 km) de extensão, no qual gasto apenas cerca de 7 kWh (US$ 0,53).

Estou ansioso para ter acesso à rede da Tesla. Ter isso como um backup pressionará a EA a colocar seus carregadores em um estado em que eu possa depender deles.

Ford F-150 Lightning - recarga

Bateria

Provavelmente preciso lembrá-lo, caro leitor, de que carrego predominantemente em casa usando um carregador Ford (60 amperes) de 15,9 kW. Tenho certeza de que carreguei a bateria cerca de 600 a 700 vezes nos últimos 21 meses. Normalmente, o limite de carga é de 90%, mas nos últimos meses reduzi ainda mais para 70%, embora já tenha chegado em casa duas vezes abaixo de 10%, o que raramente acontecia antes da mudança.

Saúde da bateria

O estado de saúde da bateria de alta tensão (SOH), de acordo com o CarScan, é de 97% e tem 21,19 meses de idade.

Isso é impressionante quando se considera que uma bateria de íons de lítio típica se degrada mais rapidamente no início e depois diminui com o tempo.

O proprietário dessa F-150 Lightning oferece estas dicas que ele usou e que podem ter contribuído para o forte SOH da bateria:

  • Deve-se evitar carregar a bateria até 100%.
  • Nunca deixe a bateria ficar em 100%. 
  • Deixar que ela fique abaixo de 10% deve fazer com que você se sinta tão culpado quanto quando sua esposa o pega olhando para aquela nova vizinha gostosa.
  • Carregue lentamente sempre que possível.
  • Temperatura, temperatura, temperatura. O calor mata as baterias de íons de lítio
  • Eu costumava carregar 90% diariamente em casa, mas agora reduzi para 80%
  • Observe também que a grande maioria dos meus quilômetros é percorrida em rodovias, portanto, não há "milhares" de pequenas cargas como na cidade.

Embora suas dicas tenham sido dadas em relação ao seu F-150 Lightning, elas são, em sua maioria, universais e ajudarão a prolongar a vida útil da bateria da maioria dos carros elétricos.