O Wuling Hong Guang MINI EV fechou o ano de 2021 em alta na China como o veículo elétrico mais vendido de forma isolada - muito acima do segundo colocado Tesla Model Y, que liderou a categoria crossover/SUV elétrico.

De acordo com os dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA) (via Moneyball e CnEVPost), em dezembro, foram vendidos 50.561 Wuling Hong Guang MINI EV (aumento de 42,9% em relação ao ano anterior), o que representa o recorde histórico de vendas entre todos os carros elétricos até hoje. 

wulling mini ev

* A CPCA informa embarques por atacado, não registros/entregas

Até onde sabemos, nenhum outro veículo elétrico superou as 50.000 unidades em um único mês. O Tesla Model Y estabeleceu em dezembro seu próprio recorde de 40.500, mas ainda assim ficou 10.000 unidades abaixo do carrinho urbano. O recorde do Tesla Model 3, também estabelecido em dezembro é de 30.102.

Wuling Hong Guang MINI EV - Dezembro de 2021

external_image

Em 2021, o número total de Wuling Hong Guang MINI EV vendido na China foi de 395.451 (um aumento de 250,7% em relação ao ano anterior). Isso significa que, cumulativamente, mais de 500.000 unidades foram vendidas na China desde junho de 2020 (19 meses).

Alguns dirão que o Wuling Hong Guang MINI EV é um mini carro, não totalmente comparável com carros padrão, mas é permitido para vias públicas e é isso que o mercado quer.

A propósito, a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e Liuzhou Wuling Motors) vendeu um total de mais de 60.000 carros elétricos em dezembro (60.372 para ser preciso), o que também é um novo recorde.

MINI EV Macarron (7)
WULING MINI EV
MINI EV Macaron - painel

Wuling - Especificações do Hong Guang MINI EV:

  • Duas opções de bateria/alcance 120 km de alcance usando bateria
    de 9,3 kWh 170 km de alcance usando bateria de 13,9 kWh
  • velocidade máxima de 100 km/h
  • motor elétrico: pico de 20 kW (26 cv) e 8,6 kgfm
  • 4 lugares
  • 741 litros de espaço com os bancos traseiros rebatidos
  • 2.917 mm de comprimento, 1.493 mm de largura e 1.621 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 1.940 mm.

Espera-se que uma versão atualizada do veículo seja lançada em um futuro próximo:

  • mais de 300 km de alcance em vez de 120 ou 170 km
    para se qualificar para subsídios, bem como receber mais créditos de emissão zero
  • Bateria de 26 kWh (em vez de 9,3 kWh ou 13,9 kWh)
  • Motor elétrico de 30 kW (em vez de 20 kW)
  • 4 lugares
  • distância entre-eixos de 2.010 mm vs 1.940 mm, e um comprimento de 2.997 mm vs 2.917
  • um preço mais alto para ser, pelo menos parcialmente, compensado pelos incentivos