Quando se fala em carro elétrico, uma das principais preocupações é o alcance desses veículos, a distância que eles conseguem percorrer com apenas uma carga. E considerando os modelos que já estão à venda no Brasil, fizemos um ranking dos que possuem maior autonomia.
Nesse caso, boa parte dos carros urbanos e compactos acabam ficando de fora, pois tem autonomia reduzida, geralmente inferior a 300 km, enquanto que a maioria dos carros elétricos presentes no mercado entregam alcance na faixa de 300 a 450 km. Acima desse valor, ficam geralmente os modelos maiores e de marcas premium.
Enquanto nos Estados Unidos já está à venda o Lucid Air, com 832 km de alcance, e o Tesla Model S Plaid, que roda 830 km com uma carga, os modelos de maior autonomia por lá, por aqui o campeão nesse quesito é o recém-lançado BMW iX, na versão xDrive50, que consegue rodar 630 km com uma carga.
*Vale destacar que o ranking considera os números oficiais fornecidos pelas montadoras, então na prática os resultados podem variar para mais ou para menos.
Confira abaixo os carros elétricos com maior autonomia no Brasil:
Lançado no Brasil na semana passada, o SUV elétrico topo de linha da BMW talvez divida opiniões quanto ao design, mas é recheado de tecnologia e se vale de uma bateria grande, com 111,5 kWh de capacidade, o bastante para o alcance de 630 km, o maior entre todos os carros elétricos à venda no país. No entanto, a versão de maior autonomia é o modelo mais equipado e potente xDrive50, com 523 cv e 78 kgfm, que custa R$ 799.950 na pré-venda.
Modelo mais potente e esportivo da linha, o cupê RS e-tron cativa pelo desempenho com seus 598 cv de potência e, de quebra, ostenta a maior autonomia na família e-tron, podendo chegar a 472 km de alcance com uma carga. Infelizmente distante da grande maioria dos mortais, o cupê elétrico sai pela bagatela de R$ 1.025.990.
O primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar foi lançado no Brasil em meados de 2019 e posteriormente atualizado para a linha 2021, sem mudanças no visual, apenas com o acréscimo de novos itens. O Jaguar I-Pace é o terceiro modelo com maior alcance disponível no mercado e pode rodar 470 km com uma carga. Seu preço é de R$ 628.950.
Segundo modelo da linha e-tron, o SUV cupê está equipado com três motores que entregam 408 cv e 67,7 kgfm de torque, mas se beneficia da melhor aerodinâmica e pode ir um pouco mais longe que o irmão SUV, rodando até 446 km com uma carga. Seu preço é de R$ 639.990.
Em pré-venda no Brasil desde novembro, o BYD Tan é o primeiro veículo de passageiros da marca chinesa a desembarcar no país. Equipado com dois motores elétricos para 517 cv e 69,4 kgfm e uma bateria de 86,4 kWh (Blade), o SUV elétrico tem autonomia combinada de 437 km segundo o INMETRO, mas ainda não teve o preço oficial divulgado: deve ficar entre R$ 400.000 e R$ 450.000, segundo a própria marca.
O Audi e-tron inaugurou a nova linha de carros elétricos da marca premium alemã e foi lançado no Brasil no começo de 2020. Um dos destaques do belo SUV elétrico, que custa a partir de R$ 609.990, é o grande conjunto de baterias com 95 kWh que garante 436 km de autonomia com uma carga.
O recém-lançado SUV elétrico da JAC, desenvolvido em parceria com a Volkswagen na China, aprimorou as qualidades dinâmicas e de construção do antecessor, o iEV60, e recebeu uma nova bateria e configuração, que proporcionou um ganho razoável no alcance, passando de 380 km para 420 km. Seu preço é de R$ 264.900.
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