A Hyundai vendeu 3,89 milhões de automóveis globalmente em 2021, 3,9% a mais do que há um ano. A marca coreana conseguiu melhorar seus resultados apesar dos problemas contínuos na cadeia de suprimentos e a nova meta é vender mais de 4,32 milhões de unidades em 2022.

As vendas de carros elétricos e híbridos plug-in também cresceram em 2021, mas primeiro, vamos começar com os resultados de dezembro.

Dezembro de 2021

Em dezembro, a Hyundai vendeu globalmente cerca de 334.242 unidades (queda de 11% em relação ao ano anterior). No entanto, as vendas de carros eletrificados aceleraram.

No mês passado, as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in Hyundai somaram *17.725 (aumento de 110% em relação ao ano anterior), o que equivale a cerca de 5,0% das vendas totais no atacado (354.824).

*Vendas no varejo na Coreia do Sul mais vendas por atacado (nível de fabricante) fora da Coreia do Sul.

2022 Hyundai Ioniq 5

As vendas de carros totalmente elétricos avançaram para um recorde mensal de 14.252 (aumento de 82% em relação ao ano anterior). Os híbridos plug-in (PHEV) representam um volume muito menor, mas a taxa de crescimento é incrível - quase 500% em relação ao ano anterior. As vendas de veículos a célula de combustível de hidrogênio (FCV), contadas separadamente, são bem limitadas. 

Vendas por tipo de propulsão:

  • elétricos: 14.262 (aumento de 82%)
  • híbridos plug-in: 3.463 (aumento de 497%)
  • eletrificados: 17.725 (aumento de 110%)
  • FCVs: 388 (queda de 16%)

Resultado de 2021

Em 2021, as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in da Hyundai somaram mais de 160.000 unidades (um aumento de 44% em relação ao ano anterior), o que representa 4,1% das vendas totais no atacado.

Hyundai KONA 2021, primeiro teste

Resultado de 2021 por tipo de propulsão:

elétricos: 120.523 (aumento de 20%)
híbridos plug-in: 40.843 (aumento de 251%)
eletrificados: 161.366 (aumento de 44%)
FCVs: 9.620 (aumento de 42%)

Como podemos ver, o ano de 2021 foi muito bom para os carros eletrificados, embora tenha sido apenas uma amostra do que está por vir enquanto a marca coreana expande a linha de modelos na plataforma elétrica E-GMP.

Por outro lado, as vendas de veículos com células de combustível de hidrogênio permanecem relativamente baixas e sequer conseguem exceder as 10.000 unidades em um ano.

Hyundai Tucson 2022 - Exterior

Mais vendidos

Em dezembro, o Hyundai Ioniq 5 registrou um novo recorde de 9.539 vendas no atacado. Este novo modelo também re tornou rapidamente o modelo elétrico mais vendido com cerca 65.000 unidades no ano. 

Juntamente com as quase 30.000 vendas no atacado do primo Kia EV6 e mais de 1.000 Genesis GV60, a empresa quase atingiu 100.000 carros produzidos na plataforma E-GMP em 2021 (desde março de 2021).

As vendas no varejo do Hyundai Ioniq 5 na Coreia do Sul somaram 22.671, enquanto na Europa Ocidental foram de 19.219, segundo a empresa. Nos EUA, foram 153 unidades entregues. O Hyundai Kona Electric também está indo muito bem, com mais de 43.000 emplacamentos em 2021.

Mais vendidos em dezembro (e no acumulado do ano): 

  • Hyundai Ioniq 5 – 9.539 (65.906)
  • Hyundai Kona Electric – 4.229 (43.457)
  • Hyundai Tucson PHEV – 1.816 (23.449)
  • Hyundai IONIQ Elétrico – 391 (9.077)
  • Hyundai Santa Fe PHEV – 966 (9.510)
  • Hyundai IONIQ Plug-In – 674 (7.068)
  • Eletrificados na China (vários modelos) – 100 (2.778)
  • Eletrificados na Índia (Kona Electric) – 10 (121)

O modelo a célula de combustível de hidrogênio — NEXO — observou 388 vendas (9.620 no ano passado), a maioria na Coreia do Sul (respectivamente 296 e 8.502).

Observamos também um pequeno número de Genesis G80 (231 em dezembro e 1.384 em 2021) e o aumento do novato Genesis GV60 (737 em dezembro e 1.190 em 2021).