A medida que cada vez mais concorrentes elétricos chegam ao mercado, a escolha pelo modelo ideal pode parecer mais desafiadora. Já temos mais um estreante na forma do Hyundai Ioniq 5 entrando para o páreo. No entanto, os preços partindo de R$ 394.990 o colocam próximo de modelos de peso.
Reunimos alguns modelos de SUVs premium elétricos que você pode levar para casa na faixa dos R$ 400.000. Com preços variando entre R$ 359.950 e R$ 405.990, além de opções com motor único ou duplo, essas são as 5 opções premium que você pode levar por um preço similar ao do Ioniq 5.
BMW iX1
BMW IX1 xDrive20 X-Line - R$ 359.950
Opção de entrada do SUV elétrico, modelo vem equipado com motor dianteiro de 204 cv e a mesma bateria da variante com tração integral xDrive30. O novo BMW iX1 eDrive20 também utiliza a atual tecnologia BMW eDrive de quinta geração, entregando ainda 25,2 kgfm de torque máximo. A autonomia é de 332 km, fornecida pela bateria de 64,7 kWh.
Há ainda opção da versão Xdrive30 com dois motores idênticos, um em cada eixo. Separados, têm pico de 190 cv e 25,2 kgfm, com prioridade de funcionamento para o dianteiro, mas o conjunto tem 230 cv e 50,4 kgfm, sendo que chega aos 313 cv em aceleração no modo Boost, acionado por uma aleta no volante. O preço é de R$ 434.950.
Volvo C40 Plus - R$ 359.950
Apresentado em 2021, o Volvo C40 é o primeiro SUV-cupê da marca sueca. Também foi o primeiro modelo da empresa a ser apenas elétrico no mundo todo. Sua bateria, com 69 kWh, entrega cerca de 385 km de autonomia no padrão brasileiro. A versão Plus traz motor único e tração traseira, enquanto a Ultimate, por R$ 418.950, traz opção de motor duplo acompanhada de tração integral. A potência é de 238 cv e o torque é de 42,8 kgfm.
Mercedes EQA
Mercedes EQA 250 - R$ 399.900
A linha 2025 do EQA 250 foi atualizada em maio com algumas novidades. No interior, o destaque fica por conta do novo volante multifuncional e do sistema MBUX com display de 10,25". O EQA também recebeu atualizações em seus sistemas de assistência à condução, como a nova câmera mono e a câmera de ré. O Assistente Ativo de Manutenção de Faixa agora funciona de forma mais suave, com intervenção via direção em vez de ESP.
Sob o capô, o EQA 250 continua equipado com um motor elétrico de 190 cv e 39,3 kgfm de torque, que oferece uma autonomia de até 321 km graças à bateria de íons de lítio com 66,5 kWh de capacidade.
Kia EV5
Kia EV5 Land - R$ 399.990
Primeiro veículo elétrico da Kia no mercado brasileiro, o SUV EV5 estreou recentemente e, assim como seu irmão da Hyundai, mirou em modelos de marca premium. Por R$ 399.990, A marca coreana aposta no refinamento e no tamanho do modelo como diferenciais.
O EV5 chega em configuração de motor único, no eixo dianteiro. Segundo o Inmetro, o SUV tem 402 km de autonomia e, pelo WLTP, são 550 km. As baterias, do tipo LFP, tem 88,16 kWh de capacidade em 400V de tensão. A potência é de 217,5 cv e o torque é de 31,6 kgfm.
Volvo XC40 Recharge
Volvo XC40 Recharge Ultimate Twin Motor - R$ 405.990
A versão topo de linha do SUV dispõe da opção de dois motores, um na dianteira do veículo e outro na traseira, oferecendo tração integral. Ambos geram 408 cv de potência (204 cavalos em cada motor) e torque de 67,3 kgfm. A autonomia pelo InMetro é de 367 km fornecida pela bateria de 78 kWh.