O novo Volvo EX30 certamente tem chamado a atenção nos últimos meses devido ao preço inicial mais acessível e ao desempenho surpreendente da versão com dois motores. Até agora, o consenso tem sido que o EX30 funciona muito bem como veículo de uso diário ou para um casal. No entanto, como veículo familiar, seu uso mais amplo pode variar devido aos assentos traseiros apertados e ao espaço limitado do porta-malas.

Em geral, os críticos têm sido gentis com o EX30 em comparações recentes com os concorrentes. Embora várias publicações tenham observado limitações em relação ao tamanho, incômodos com a interface da tela sensível ao toque e algumas peculiaridades incomuns de carregamento. 

Primeira viagem do Volvo EX30 de 2025

Mas como ele se compara aos concorrentes da linha de carros elétricos da Volvo? O canal do YouTube Kris Rifa decidiu recentemente comparar o EX30 com o Volvo C40 em um teste rodoviário de 610 km. Nessa corrida, eles dirigiram da capital da Noruega, Oslo, até Togstasjon Kristiansand, no extremo sul do país. 

Seu objetivo era chegar o mais rápido possível e com o mínimo de tempo de carregamento. O C40 parece ter uma vantagem nesse caso, com maior alcance e carregamento rápido mais robusto a partir do ano modelo 2024. Ainda assim, uma estratégia de carregamento superior e uma direção mais eficiente por parte do motorista do EX30 podem superar quaisquer limitações inerentes. 

Primeira viagem do Volvo EX30 de 2025

Kris Rifa, que estava ao volante do EX30, usou o A Better Routeplanner para ajudar a otimizar sua estratégia de carregamento. Ele planejou fazer mais uma sessão de carregamento do que o C40, mas passar menos tempo em cada parada. Com isso, ele poderia tirar o máximo proveito das velocidades de pico de carregamento do veículo. 

No início do teste, o EX30 havia estimado que chegaria à primeira parada de carregamento com 17% de estado de carga (SOC) restante. Entretanto, após a primeira hora, essa projeção começou a cair para um dígito. Nesse estágio inicial da corrida, o C40 Twin parecia ter um desempenho mais eficiente, com uma média de 22,2 kWh/100 km, em comparação com a média do EX30 Twin Performance  (22,5 kWh/100 km). Os anfitriões consideraram que o formato do C40 proporciona uma aerodinâmica superior à do EX30, o que é especialmente importante em altas velocidades. 

Depois de mais de duas horas e meia, o EX30 estava estimando apenas 4% ao chegar à primeira parada de carregamento planejada. Nesse exato momento da viagem, o C40 Twin estimava 18% restantes para sua chegada. 

"Este é o segundo EX30 que levo nesta viagem em que a estimativa está realmente errada." disse Kris em tom de frustração. "Ele começou com 17% e agora está mostrando 4%? Sim, isso é muito ruim e não entendo por quê."

O software do veículo não parece ser especialmente confiável para essa função específica, estimando intervalos de condução que ele simplesmente não consegue cumprir. Por causa disso, ele decidiu carregar antes do planejado para evitar chegar com menos de 10% de carga. Na maioria dos outros veículos elétricos, conectar-se a 4% seria aceitável. No entanto, as velocidades de carregamento do EX30 são drasticamente reduzidas se você se conectar abaixo de 10%.

No final da viagem, o EX30 tinha uma média de 21,7 kWh / 62 milhas (100 km), apontando para uma média de 177 milhas (286 km) de autonomia na estrada (ou 63,6% da autonomia WLTP). O carro precisou de três paradas para recarga ao longo do trajeto, mas, nessas três paradas, a Kris gastou apenas 31 minutos recarregando. Isso é consistente com a autonomia em rodovia que Bjørn Nyland observou em seu teste recente. 

O C40 terminou a viagem com uma média de 23,0 kWh / 62 milhas (100 km) e 204 milhas (329 km) de autonomia em rodovia (59,8% da autonomia WLTP). A viagem exigiu apenas duas paradas para recarga, mas cada parada foi vários minutos mais longa do que a do EX30. Ainda assim, ele gastou apenas 32 minutos carregando, um minuto a mais do que o EX30.

Galeria: Volvo EX30 First Drive Exterior - 2025

O C40 chegou primeiro ao destino final com 8% de bateria restante. O EX30 chegou apenas um ou dois minutos depois com um SOC de 0%. Isso apesar do fato de que, após sair da parada final de carregamento, o veículo estimou que chegaria com 11% de bateria restante. Portanto, em um dia diferente, em condições de condução diferentes, o EX30 poderia ter sido obrigado a fazer uma quarta parada de carregamento extra, aumentando a vantagem do C40. Essa imprevisibilidade contínua pode resultar em grandes problemas para os motoristas do EX30 ao dirigir por longas distâncias. Por outro lado, as estimativas de chegada do C40 foram bastante precisas durante toda a viagem.