page ad skin

GM mostra geradores a hidrogênio para carregar carros elétricos

Embora a GM não utilize células de combustível em carros de passeio, a tecnologia tem muitas possibilidades de aplicações

gm hydrotec gerador hidrogenio

A GM leva a sério a tecnologia de células de combustível de hidrogênio e a vê como uma parte importante para o crescimento futuro das emissões zero em veículos grandes. Mas essa tecnologia pode ter outras aplicações comerciais, e a marca norte-americana destaca algumas delas em seu último comunicado à imprensa.

Atualmente, a montadora possui vários projetos de tecnologia de células de combustível Hydrotec em desenvolvimento, desde caminhões pesados até aeronaves e locomotivas. Além deles, a GM também está planejando vários geradores de energia baseados na tecnologia Hydrotec, todos alimentados por suas caixas de energia de célula de combustível Hydrotec de segunda geração.

Estes incluem um MPG (Mobile Power Generator), um gerador de energia móvel que fornecerá capacidade de carregamento rápido para veículos elétricos sem a necessidade de pontos de recarga permanentes. Trata-se do carregador rápido EMPOWER para ajudar os postos de combustíveis de varejo a oferecer carregamento rápido DC acessível sem a necessidade de adaptar a rede, e um MPG paletizado para alimentar campos e instalações militares de forma silenciosa e eficiente.

"Nossa visão de um futuro totalmente elétrico é mais ampla do que apenas veículos de passageiros ou mesmo transporte. Nossa experiência em plataforma de energia com arquiteturas de veículos Ultium e componentes de propulsão e células de combustível HYDROTEC pode expandir o acesso à energia em muitas indústrias e usuários diferentes, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir as emissões frequentemente associadas à geração de energia."

Charlie Freese, diretor executivo da GM do negócio global hydrotec

gm hydrotec gerador hidrogenio

Gerador de energia móvel

A GM acredita que esses geradores de células de combustível poderiam, em última análise, substituir geradores que queimam diesel, resultando em menos emissões, ao mesmo tempo em que atuariam como um backup ou substituição temporária de eletricidade da rede para clientes residenciais e comerciais de pequeno porte em momentos de interrupção de energia.

Cada um desses geradores de energia baseados na linha Hydrotec apresenta produção de geração de energia elétrica de emissões zero que varia de 60 quilowatts a 600 quilowatts, juntamente com baixo ruído.

Gerador de energia móvel GM HYDROTEC

Estações de carregamento de veículos elétricos

Outra aplicação da tecnologia de células de combustível Hydrotec é o carregador rápido EMPOWER que ajudará os postos de combustíveis de varejo a adicionar capacidade de carregamento rápido DC mais acessível.

Esses carregadores rápidos podem ser instalados em postos existentes ou ao longo de corredores frequentados por viajantes apenas parte do ano, como locais próximos a parques nacionais ou destinos de férias. Alimentado por oito cubos de energia GM Hydrotec, o carregador rápido EMPOWER consome hidrogênio de tanques internos e pode carregar em corrente contínua rapidamente até quatro veículos simultaneamente a partir de 150 kW com um tempo de carga total estimado de 20 minutos.

Com os tanques cheios de hidrogênio, o carregador rápido pode potencialmente carregar mais de 100 veículos elétricos antes de precisar ser recarregado. A Renewable Innovations planeja implantar 500 carregadores rápidos em todo o país até o final de 2025.

Protótipo GM HYDROTEC gerador de energia móvel paletizado

Gerador de energia móvel paletizado para aplicações militares

Uma versão separada e paletizada do MPG está sendo desenvolvida pela GM em parceria com a GM Defense para clientes como o Centro de Sistemas de Veículos Terrestres de Comando de Combate do Exército dos EUA (GVSC), que atualmente está avaliando a tecnologia.

A GVSC está explorando como o gerador paletizado pode alimentar equipamentos militares e acampamentos pesados. O protótipo é equivalente em tamanho a um gerador de 60 kW e produz quase 70% mais energia do que os geradores a diesel tradicionais. Também tem vantagens não encontradas em geradores a diesel, como backup da bateria e regulação de saída, sem contar que gera menos ruído e só emite água.

A GM planeja construir sistemas de células de combustível Hydrotec em sua joint venture Fuel Cell Systems Manufacturing com a Honda em Brownstown, Michigan. O MPG baseado em reboque e o carregador rápido maior e modular EMPOWER serão produzidos pela Renewable Innovations em suas instalações na área metropolitana de Salt Lake City.