Caminhão elétrico Volvo FH faz teste de 350 km em condições reais
O caminhão rodou totalmente carregado ao longo de 343 km a uma velocidade média de 80 km/h
A Volvo Trucks informa que um de seus três novos modelos de caminhões elétricos, o Volvo FH Electric, (um modelo de alta carga para o transporte urbano) concluiu com sucesso um teste independente de eficiência energética.
O veículo totalmente carregado com um peso combinado bruto de 40 toneladas e configuração de três motores (390 kW) foi testado por um jornalista alemão especialista em caminhões - Jan Burgdorf - na Rota do Caminhão Verde.
É uma rota de 343 km de comprimento, especificamente usada para testar caminhões de diferentes fabricantes em uma ampla gama de condições, pois inclui uma variedade de autoestradas, terrenos montanhosos e estradas mais estreitas.
Como se vê, o caminhão foi capaz de cobrir a distância a uma velocidade média de 80 km/h e terminou o percurso com alguma energia sobrando - o alcance total é estimado em 345 km.
O importante é que o consumo de energia foi cerca de 50% menor do que no caso da versão diesel do mesmo modelo FH. O consumo de energia é de 1,1 kWh/km, o que indica que o caminhão consumiu mais de 377 kWh no trajeto.
Isso não é ruim. Uma vez que existem várias opções de bateria de 180 kWh a 540 kWh (2-6 baterias individuais) e as frotas devem ser capazes de selecionar um modelo com o tamanho certo da bateria para uma determinada aplicação.
A versão elétrica do Volvo FH também é fácil de dirigir, silenciosa e mais ágil que um caminhão a diesel, segundo o motorista.
Jan Burgdorf disse:
"Eu tenho que dizer, que dirigir esse caminhão é tão ágil, ou até mais ágil, do que um caminhão a diesel. Os motoristas ficarão muito surpresos com a facilidade de dirigir, o quão silencioso ele é e como ele responde bem. Não há vibração alguma"
A Volvo Trucks diz que, ao incluir um carregamento curto durante a hora do almoço, deve ser possível dirigir até 500 km por dia.
Fatos sobre o teste e o caminhão
- Peso bruto da combinação: 40 toneladas
- Velocidade média: 80 km/h
- Consumo de energia: 1,1 kWh/km
- Capacidade da bateria: 540 kWh
- Potência de saída: 490 kW de potência contínua
- Distância total da pista de teste: 343 km
- Alcance total baseado em uma carga: 345 km
- O Volvo FH Electric testado pode cobrir até 500 km durante um dia de trabalho normal se um
- a recarga é adicionada, por exemplo, durante o intervalo para o almoço.
Volvo FH Electric - especificações gerais
Modelo de alta carga para transporte urbano para cidade.
Volvo FH Electric especificações:
- Alcance: Até 300 km (reboque trator 4x2)
- Capacidade da bateria: 180-540 kWh, 2-6 baterias
- Peso da Combinação Bruta: Até 44 toneladas
- Configurações do eixo:
Trator: 4×2, 6×2, 6x4
Rígida: 4×2, 6×2, 6×4, 8×2, 8×4
Todos os eixos estão suspensos pelo ar - Táxi: Cabine baixa para dormir, táxi adormecido, táxi Globetrotter, táxi Globetrotter XL
- Linha de condução: 2-3 motores elétricos, câmbio I-Shift
- Desempenho: Potência contínua de até 330-490 kW (450-666 cv)
- Tempo de carregamento
(carga completa): 9,5h com AC (43 kW) trifásica
2,5h com DC (250 kW)
Plano de eletrificação da Volvo Trucks
A Volvo Trucks anunciou uma meta de que até 2030, metade de suas vendas de caminhões serão elétricas. A grande mudança começará assim que os modelos FH, FM e FMX Electric entrarem em produção na Europa no segundo semestre de 2022.
Os modelos menores Volvo FL e FE Electric estão disponíveis na Europa desde 2019, enquanto na América do Norte, a empresa inicia a produção da Volvo VNR Electric em 2021. Este modelo recebeu recentemente atualização de alcance e carregamento.
Neste ponto, não está claro qual será o desempenho das vendas do caminhão elétrico. Em novembro, a DFDS, maior empresa de transporte e logística do norte da Europa, encomendou 100 unidades do Volvo FM Electric. Em dezembro, a empresa aumentou o pedido em 25 unidades adicionais para 125 no total. É a maior encomenda única para caminhões elétricos da Volvo Trucks até o momento.
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