A Volvo começou a fornecer caminhões e equipamentos de construção civil com emissão zero. A empresa sueca, atuante na transição energética com a divisão automotiva e de caminhões (em parceria com a Mercedes), dá mais um passo na eletrificação também com o setor de Equipamentos de Construção da Volvo.
A Volvo CE começou a sua jornada em direção à mobilidade com emissão zero há dois anos. Em 2018, aliás, apresentou os primeiros protótipos movidos a bateria: veículos de diversos tipos para uso em pedreiras e canteiros de obras. Em 2019, então, anunciou que estava pronta para migrar totalmente para veículos verdes e que planejava interromper a produção de máquinas a diesel em breve: elas serão substituídas por veículos equivalentes movidos a bateria, sem emissões e sem ruído.
Hoje a Volvo CE vai da teoria à prática e ontem entregou os primeiros veículos elétricos aos seus clientes. Isso foi realizado na França, onde uma escavadeira elétrica ECR25 e um caminhão elétrico Volvo FE entraram oficialmente em serviço.
Os dois veículos integraram a frota da empresa transalpina Eiffage e serão utilizados no âmbito do projeto de transporte Grand Paris Express realizado na capital francesa.
"A entrega deste caminhão elétrico e máquina de canteiro de obras - disse Melker Jernberg, presidente da Volvo CE - representa o início de uma revolução no setor de construção civil e veículos de trabalho, que não permanecerá um produto de nicho, mas eles logo se espalharão no lugar de meios de combustão térmica".
A mudança ocorre apenas um dia após o anúncio com o qual a ACEA (European Automobile Manufacturers Association) anunciou que está trabalhando com o Instituto de Pesquisa de Impacto Ambiental de Potsdam para vender apenas caminhões e veículos pesados para emissões zero até 2040 e para fazer com que o setor se torne neutro em carbono até 2050.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Leapmotor amplia presença global com estratégia similar à da BYD
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil