A Volkswagen apresentou no Salão de Pequim 2024 o ID.UNYX, seu primeiro SUV elétrico da linha ID.UX, que trará uma série de modelos elétricos para o mercado chinês nos próximos anos. Este lançamento faz parte do novo plano estratégico da Volkswagen para voltar ao protagonismo de vendas após ter perdido a liderança para a BYD. 

O ID.UNYX se posiciona como um SUV cupê compacto que pode ser considerado o irmão do Cupra Tavascan e será lançado na China no final deste ano. O veículo apresenta linhas fluidas e esportivas, com faróis dianteiros que integram luzes diurnas e duas grandes matrizes de LED, além de um para-choque dianteiro com entradas de ar para reduzir o arrasto.

VW ID Unyx (2)

As colunas A e B são pretas, criando um efeito visual de um capacete de corrida. As rodas de 21 polegadas em estilo "mech" completam a proposta futurista. Na parte traseira, o ID.UNYX possui um design integrado com spoiler, lanternas traseiras em forma de U e luz de freio elevada.

O interior do ID.UNYX contará com um painel de instrumentos digital e uma tela central de 15 polegadas. O sistema de informação e entretenimento é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e oferece uma série de recursos conectados, como navegação, entretenimento e controle do ar-condicionado. O veículo também possui um head-up display que projeta informações importantes no para-brisa, como velocidade, navegação e informações de segurança.

Volkswagen ID.Unyx

O ID.UNYX é equipado com um sistema de propulsão de dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro, que juntos entregam 250 cavalos de potência. A bateria de íon de lítio de última geração, fornecida pela CATL, oferece um alcance de até 400 km com uma única carga.

Primeiro modelo com o logo dourado da Volkswagen, o ID UNYX representa um marco importante na estratégia "Na China, para a China" da Volkswagen, demonstrando seu interesse em recuperar o espaço perdido no mercado chinês e ao mesmo tempo acelerar sua participação no segmento de carros elétricos. 

Galeria: Volkswagen ID.Unyx

As novidades serão baseadas nas plataformas MQB e MEB, mas novas arquiteturas também serão lançadas, como a inédita plataforma CEA (China Electrical Architecture) desenvolvida em parceria com a chinesa Xpeng. A base sustentará dois novos modelos dedicados à China e promete custos de produção 40% abaixo dos gastos equivalente com a plataforma MEB. 

A Volkswagen planeja lançar mais 5 modelos elétricos conectados da linha ID.UX até 2027. A marca também expandirá sua linha de modelos elétricos com base em seus modelos a combustão existentes, além de lançar versões híbridas plug-in com alcance elétrico de mais de 100 km. Até 2030, a Volkswagen terá pelo menos 12 novos modelos a combustão e 6 modelos híbridos em seu portfólio na China.