O BYD Yuan Pro teve o lançamento confirmado para o Brasil. SUV elétrico mais barato da marca, que estreou recentemente na China, irá desembarcar por aqui até o final do ano, segundo adiantou a BYD durante nossa visita à fábrica em Shenzhen nesta semana.  

Construído na arquitetura e-Platform 3.0, o Yuan Pro tem visual baseado na linguagem de design Dragon Face atualizada, com elementos que lembram parcialmente o irmão maior Song L, um modelo mais refinado que também está cotado para o nosso mercado. No entanto, o SUV de entrada também carrega um estilo mais "clássico", se comparado aos modelos maiores da BYD.

BYD Yuan Pro (1) (1)

O visual externo do Yuan Pro se caracteriza pelos para-choques robustos, faróis estreitos de LEDs, colunas escurecidas, amplo teto panorâmico, maçanetas embutidas, lanternas integradas, spoiler de teto e proteções plásticas nas caixas de rodas. 

Com porte similar ao de SUVs compactos como o VW T-Cross ou Nissan Kicks, o BYD Yuan Pro mede 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. O modelo está montado em rodas aro 16" com pneus 215/65 R16.

BYD Yuan UP - China

No interior, o Yuan Pro carrega muitos elementos que remetem ao irmão menor Dolphin, mas com a vantagem do espaço mais amplo. Ele possui volante em formato de D, quadro de instrumentos totalmente digital de 8,8 polegadas. Logo ao lado, outra tela giratória - desta vez com 12,8 polegadas - abriga as funções do sistema de informação e entretenimento. 

Na lista de equipamentos, destaque para o head-up display, bancos revestidos em couro perfurado e equipados com ajustes elétricos (motorista e passageiro), console central com base de carregamento sem fio, seletor de marcha de cristal e amplos porta-copos. Há também botões físicos para controlar funções e comandos mais imediatos. 

Galeria: BYD Yuan Up - (China)

Equipado com um motor dianteiro de 173 cv, o SUV elétrico de entrada poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. O trem de força será alimentado por uma bateria LFP de 45 kWh, suficiente para um alcance de 401 km pelo ciclo chinês CLTC.

SUV elétrico mais barato

Segundo apuramos com a BYD aqui na China, o Yuan Pro será cerca de R$ 30 mil mais barato que o Yuan Plus. Ou seja: R$ 199.800, se chegasse hoje - o mesmo preço previsto para o Song Pro, um SUV híbrido que virá como opção mais acessível ao Song Plus. Na China, o Yuan Pro foi lançado em três versões, com preços variando entre 96.800 a 119.800 yuans, o que daria algo entre R$ 66.700 e R$ 83.000 numa conversão direta. 

Anteriormente, especulava-se preços entre R$ 170.000 e R$ 200.000 para o nosso mercado, ficando logo acima do Dolphin Plus, e agora temos algo mais próximo dos R$ 200 mil. Ainda é competitivo, mas esperávamos algo mais agressivo, até por conta dos valores cobrados na China, bem próximos ao do hatchback.

Foto: CarNewsChina