Com base em números preliminares, a Volkswagen anuncia em comunicado oficial que conseguiu atingir a meta de emissões de CO2 da frota em 2021, ou seja, ficou abaixo do valor mínimo estipulado pela União Europeia para a emissão de gases nocivos. 

Segundo informado, a frota da Volkswagen produziu cerca de 5,5 milhões de gramas a menos de CO2 do que exigido por lei. A frota de automóveis de passageiros de veículos novos na União Europeia alcançou as emissões médias de 113 g/km – a meta era 119 g/km.

Após cumprir a meta também em 2020, a Volkswagen substituiu para este ano o padrão de medição NEDC anterior pelo WLTP, mas realista. 

"Excedendo significativamente nossas metas de CO2 mais uma vez, demonstramos nossa abordagem rápida e sistemática para a sustentabilidade e a transformação em direção à mobilidade elétrica através de nossa estratégia ACCELERATE. Por isso, estamos contribuindo de forma importante para o cumprimento das metas climáticas de Paris. Este ano, aumentamos o ímpeto com nossos novos modelos", disse o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter.

Volkswagen ID.4

No ano passado, a Volkswagen bateu seu recorde de vendas de veículos elétricos, entregando mais de 369.000 carros elétricos (+73% em relação a 2020), incluindo aproximadamente 106.000 híbridos plug-in (+33%) e 263.000 veículos totalmente elétricos (+97%) para os clientes.

Nesse cenário, a Volkswagen anuncia ampliação nos investimentos futuros já anunciados para cerca de 18 bilhões de euros, sendo 14 bilhões destinados à mobilidade elétrica, transformação de fábricas e ao desenvolvimento de novos modelos. 

As fábricas de Emden (Alemanha) e Chattanooga (EUA) iniciarão a produção do ID.4 neste ano. Ainda neste ano, a Volkswagen irá expandir sua linha de carros elétricos ID baseados na plataforma MEB com os modelos ID.5, ID.5 GTX e ID.BUZZ, que serão lançados gradualmente nos mercados internacionais.

Volkswagen ID.4 - baseado na plataforma MEB

No centro do programa de descarbonização "Way to Zero" da Volkswagen está a estratégia ACCELERATE da marca com o objetivo de acelerar o ritmo da ofensiva elétrica. A marca pretende ser neutra em carbono até 2050, no máximo. O objetivo provisório é cortar as emissões de CO2 emissões por veículo em 40% na Europa até 2030 (base 2018). 

O objetivo é a eletrificação completa da nova frota de veículos. Até 2030, pelo menos 70% de todas as vendas de unidades da Volkswagen na Europa serão de veículos totalmente elétricos – ou seja, substancialmente mais de um milhão de veículos. Na América do Norte e na China, a participação dos veículos elétricos nas vendas de unidades deve chegar a pelo menos 50%.

No Brasil, a marca apresentou recentemente os veículos elétricos ID.3 e ID.4, mas ainda não confirmou a data de lançamento de nenhum dos dois modelos. Enquanto isso, a marca afirma trabalhar em parcerias para expandir a infraestrutura de carregamento local. 

Fonte: Volkswagen