page ad skin

VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca

Modelo de entrada terá a missão de ajudar na correção de trajetória da marca alemã no segmento de elétricos

volkswagen id2 polo eletrico
Foto de: Volkswagen

A Volkswagen está prestes a dar um passo decisivo no mercado de carros elétricos com o lançamento do ID.2, modelo que tem a meta ousada de redefinir o conceito de compacto acessível. Com produção prevista para começar em 2025 na fábrica de Martorell, na Espanha, o hatchback será baseado na plataforma MEB Entry e terá preços a partir de 25.000 euros (R$ 154.000), antes de incentivos.

Com 4,05 metros de comprimento, o Volkswagen ID.2 será um compacto com design moderno e funcional, inspirado no clássico Golf. A traseira contará com lanternas integradas, enquanto a coluna C em arco reforça o visual um pouco mais esportivo. No interior, haverá duas telas horizontais: uma de 10,9 polegadas para o quadro de instrumentos e outra de 12,9 polegadas para o sistema de informação e entretenimento, ambas configuráveis com temas que remetem aos carros clássicos da marca. 

Volkswagen ID.2 Concept

O espaço interno será um dos diferenciais considerando o seu porte, com capacidade de 440 litros no porta-malas — maior que a do Golf e do ID.3. Um compartimento extra de 50 litros estará localizado sob o banco traseiro, e o banco do passageiro poderá ser dobrado, criando uma área de carga de 2,20 metros.

O ID.2 oferecerá duas opções de baterias: uma de 38 kWh (LFP) e outra de 56 kWh (NCM), com autonomia máxima de 450 km no ciclo WLTP. A recarga será rápida e eficiente, com potência de até 11 kW em corrente alternada e 125 kW em corrente contínua, permitindo recarregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos no último caso.

Interior do VW ID.2 (2023)

Interior do VW ID.2 (2023)

A linha será coroada pela versão esportiva GTI, com 226 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Também há rumores de uma versão GTI Clubsport, que pode atingir até 300 cv, mas isso não está confirmado.

A produção do ID.2 será compartilhada com o Cupra Raval, e as baterias serão fornecidas pela nova gigafábrica da PowerCo em Sagunto, Espanha. O modelo enfrentará concorrentes como Renault 5, Citroën ë-C3, Fiat Grande Panda e as futuras gerações do Peugeot e-208 e Opel Corsa.

Galeria: VW ID.2all (2023)

Pelo que temos visto, o ID.2 tem tudo para ser uma aposta interessante da marca alemã dentro do segmento de carros elétricos, mas o tempo e a concorrência são implacáveis. Então a Volkswagen deve se apressar, e tudo isso enquanto enfrenta uma série de problemas e passa por uma profunda reestruturação. A conferir os próximos passos. 

Fonte: Auto Express