Mostrando uma presença cada vez maior das empresas de combustíveis na transição energética, a Raízen anunciou nesta semana a participação da rodada de investimentos na Tupinambá Energia, startup criada em 2019 que desenvolve soluções de recarga para veículos elétricos.

A joint venture nacional entre Shell e Cosan que foi fundada em 2011 e atua no setor de etanol, energia e distribuição de combustíveis, integrou a rodada de investimentos na startup voltada à mobilidade elétrica.

Esse investimento tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de infraestrutura de carregamento para veículos elétricos no Brasil, fortalecendo ainda mais o software e aplicativo criados pela Tupinambá e criando uma parceria complementar entre Raízen e a Startup, as quais passarão a oferecer soluções em conjunto ao mercado. Também fica em aberto a possibilidade da gigante do etanol converter o investimento em participação societária.

Tupinamba Energia

O aplicativo para smartphones da Tupinambá reúne mais de mil pontos de recarga mapeados pelo país para facilitar a localização pelos proprietários de carros eletrificados. 

"Em meio a uma forte e necessária discussão sobre inovação e tecnologia, a chave do sucesso da Tupinambá é focar nossa solução na experiência do dono de carro elétrico. Para isso, não medimos esforços e atendemos no modelo ponta-a-ponta ajudando o parceiro em todas as etapas do processo de adoção de Mobilidade Elétrica”, disse o CEO da Tupinambá, Davi Bertoncello.

“A parceria com a Raízen e a Plataforma Capital vem justamente para avançarmos ainda mais na construção de uma experiencia única para os nossos clientes”

Esta nova parceria fará parte do portfólio de mobilidade elétrica da Raízen, que inclui o fornecimento de energia renovável e soluções de abastecimento elétrico para frotas de empresas, e o desenvolvimento de uma ampla rede de recarga rápida através do programa Shell Recharge, anunciado no final de 2021.

Shell fast charger
posto shell recarga

Assim como outras companhias globais de energia, a Raízen pretende integrar suas soluções de energia em um único ponto (one stop shop), ou seja, o cliente poderá abastecer tanto carros a combustão como elétricos e ter acesso a serviços relacionados no mesmo local. 

Há quatro anos, a companhia criou o Pulse, um dos grandes hubs incentivadores de inovação aberta do Brasil. Atualmente, o Pulse colabora diretamente com o desenvolvimento de mais de 50 startups associadas e, nos últimos anos, possibilitou que mais de 70 projetos-piloto fossem ou estejam sendo testados dentro da companhia.