A Dacia reportou 537.095 vendas de carros em 2021, o que representa um aumento saudável de 3% em relação ao ano anterior em um ano desafiador devido à crise de escassez de componentes.

O primeiro modelo totalmente elétrico da marca romena (parte do Grupo Renault), o Dacia Spring, registrou um impressionante resultado de vendas de 27.876 unidades desde março de 2021. Isso é quase 5,2% do volume total da marca desde o início do ano passado.

O subcompacto, que será vendido no Brasil como Renault Kwid E-Tech, observa uma demanda muito forte e, até o final do ano passado, a empresa recebeu mais de 46.000 pedidos, o que significa que mais de 18 mil unidades ainda devem ser entregues.

"Com as vendas a partir de março, a introdução do Dacia Spring ao mercado de veículos elétricos tem sido um sucesso retumbante, com 27.876 unidades vendidas e mais de 46.000 pedidos registrados até o final de 2021. Projetado para tornar os carros elétricos o mais acessíveis possível para uso diário, o Spring tornou-se desde então um veículo de referência em muitos mercados, com 80% dos clientes do modelo sendo novos para a marca."

Dacia Spring (Kwid elétrico)
Teste Dacia Spring - (Kwid elétrico)
Dacia Spring (Kwid elétrico)

A empresa informou 40.000 pedidos (cumulativamente) no final de novembro, o que indica que pelo menos vários milhares de pedidos são feitos mensalmente.

Considerando um volume de vendas relativamente alto de mais de 8.000 unidades em dezembro, acreditamos que a fila de espera deva encurtar gradualmente.

De qualquer forma, o Dacia Spring (Kwid elétrico) parece ser um sucesso no segmento de entrada. É o carro elétrico mais barato da Europa com especificações básicas para dirigir principalmente na cidade.

Dacia Spring (Kwid elétrico)

A única desvantagem para a Dacia é o fato do Spring ser produzido na China, mas esperamos que empresa encontre um caminho para produzir veículos elétricos acessíveis localmente, assim como seus carros a gasolina.

Assim como o modelo europeu, o Kwid elétrico destinado ao Brasil também virá da China, mas com configuração específica para o nosso mercado. Isso indica que a versão vendida por aqui pode ter melhor desempenho e alcance que o Dacia Spring. A conferir. 

Vendas da Dacia em 2021:

external_image

Dacia Spring Electric especificações:

  • Alcance (totalmente elétrico)
    WLTP: 225 km (140 milhas)
    WLTP Cidade: 295 km (183 milhas)
  • Bateria de 26,8 kWh
  • velocidade máxima de 125 km/h
  • tração dianteira
  • saída do sistema de pico de 33 kW (44 cv)
  • Carregamento CA (a bordo): carregador de 6,6
    kW0-100% em menos de 5 horas a partir de um wallbox
    CA de 7,4 CA0-100% em menos de 8,5 horas de um wallbox
    de 3,7 kW0-100% em menos de 14 horas de um soquete doméstico de 2,3 kW
  • Carregamento rápido DC (opção): até 30 kW (até 80% em menos de uma hora)
  • Dimensões: 3.734 mm de comprimento, 1.622 mm de largura, 1.516 mm de altura, 2.423 mm de distância entre-eixos
  • capacidade do porta-malas de 300 litros, e cerca de 600 litros depois de dobrar o banco traseiro
  • garantia: 3 anos ou 100.000 km
    garantia de bateria: 8 anos ou 120.000 km