A Boeing está investindo 450 milhões de dólares, ou quase meio bilhão, na empresa Wisk, que deve usar o capital para acelerar o desenvolvimento do seu táxi aéreo movido a energia elétrica. Além de voar com zero emissão, a pequena aeronave também será autônoma.

O ainda sem nome veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) tem asas fixas como um avião e uma grande hélice de impulso na parte traseira. Para a decolagem, o modelo conta com seis pequenas hélices de elevação em cada asa. Surpreendentemente, a aeronave também tem um trem de pouso de três rodas. Uma vez que ele decola e pousa verticalmente, as rodas provavelmente serão usadas principalmente para rodar durante as manobras na pista.

Wisk eVTOL
Wisk eVTOL
Wisk eVTOL

Quando o avião deve entrar em produção em série a Wisk não diz. Mas dentro de cinco anos da certificação da companhia aérea, a Wisk quer operar "uma das maiores frotas do setor" de aeronaves eVTOL. Isso mesmo: a empresa aparentemente quer oferecer voos em si, da ordem de 14 milhões de voos por ano. Espera-se que mais de 40 milhões de pessoas em 20 cidades sejam beneficiadas.

De acordo com as fotos, é um modelo de dois lugares. Como o eVTOL é destinado a voar de forma autônoma, ambos os ocupantes são passageiros. O alcance é dado pelo fabricante como apenas 40 km – ir além do voo para o aeroporto mais próximo, portanto, não é possível.

"A autonomia é fundamental para escalar todas as aplicações da AAM [Mobilidade Aérea Avançada], de passageiros a carga e além. É por isso que a autonomia direta é um princípio fundamental", disse o estrategista-chefe da Boeing, Marc Allen.

Wisk começou em 2010 sob o nome Zee Aero. Em 2019, tornou-se uma joint venture entre a Boeing e a Kitty Hawk Corporation. Por ser uma joint venture, os agora investidos 450 milhões de dólares aparentemente não são o primeiro capital que a Boeing coloca na empresa. O quanto o fabricante de aeronaves investiu até agora no total permanece em aberto.

A aeronave atual da Wisk já é a sexta geração do veículo elétrico de decolagem vertical (eVTOL). Com sede em Mountain View (perto de São Francisco) e escritórios em Atlanta, Geórgia e Nova Zelândia, Wisk agora tem mais de uma década de experiência. Durante esse período, foram realizados mais de 1.500 voos de teste.

Especificações técnicas do Wisk eVTOL

  • Unidade: puramente elétrica, sem especificação de energia
  • Decolagem e subida: 12 hélices de elevação independentes
  • Voo de cruzeiro: asas fixas (aeronaves), uma hélice de impulso na parte traseira
  • Altitude de voo acima do solo (AGL): 1.500-5.000 pés
  • Bateria: n/a
  • Alcance: inicialmente aproximadamente 40 km
  • Velocidade de voo: aproximadamente 160 km/h
  • Dimensões: 6,4 metros de comprimento / 11,0 metros de envergadura
  • Sistema de segurança: Paraquedas para a aeronave