A Gol também irá se render à mobilidade elétrica e anunciou nesta semana a intenção de comprar e/ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), também conhecido como 'carro voador elétrico'.

A previsão da companhia aérea é iniciar as operações nesse modal no Brasil em meados de 2025. A frota será constituída pelas aeronaves VA-X4 eVTOL, desenvolvidas pela britânica Vertical Aerospace, consideradas um dos modelos mais avançados para o segmento, enquanto que a gestão dos veículos e arrendamento ficará a cargo da empresa irlandesa Avolon.

Galeria: Embraer 'carro elétrico voador'

*Embraer também trabalha no desenvolvimento do seu eVTOL 'carro voador elétrico' 

O 'carro elétrico voador' VA-X4 pode voar a uma velocidade máxima de 320 km/h e transportar até quatro passageiros e um piloto. Segundo informações divulgadas pelo fabricante, a autonomia com uma carga é de até 160 km, suficiente para cobrir trajetos curtos em áreas metropolitanas e deslocamentos entre centros urbanos e aeroportos, por exemplo.  

Após a oficialização da parceria entre a Gol e a Avolon, o passo seguinte é iniciar o estudo de viabilidade técnica do projeto. Esse processo inclui a verificação da infraestrutura para a operação das novas aeronaves elétricas e também a certificação do eVTOL para voar no país. 

Esse procedimento será realizado em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), entre outras autoridades do setor aéreo, brasileiras e estrangeiras. A expectativa da Avolon é de que a certificação do VA-X4 seja finalizada até 2024. 

Vale lembrar que a Azul também marcará presença nesta nova modalidade. No mês passado, a companhia aérea anunciou a encomenda de 220 unidades eVTOL em parceria com a startup alemã Lilium, com início de operação também previsto para 2025. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Panrotas