A Xpeng surpreendeu o grande público que compareceu ao Salão Automóvel de Pequim 2020 neste domingo com a revelação de um veículo elétrico totalmente novo. Seu principal diferencial é que ele não roda, ele voa. 

O veículo está mais para um grande drone do que um carro e ainda está em fase de desenvolvimento, então não é algo que a Xpeng não espera oferecer tão cedo. Chamado de Kiwigogo, o veículo pode transportar até dois passageiros e foi projetado para voar em baixa altitude, de 5 a 25 metros do solo.

Fomos informados de que o Kiwigogo está em seu sétimo ano de desenvolvimento, possui 15 direitos de propriedade intelectual e cerca de 10.000 testes de segurança já foram realizados.

O veículo voador está sendo desenvolvido por uma empresa chamada Xpeng Heitech. Xpeng descreve a entidade como "Uma unidade de alta tecnologia para o ar que é propriedade majoritária do CEO da Xpeng, He Xiaopeng, e da Xpeng Motors".

Xpeng Kiwigogo (1)
Xpeng Kiwigogo (2)

Como a Xpeng acaba de lançar seu segundo carro e ainda é basicamente uma startup, então questionamos por que eles estão trabalhando com isso.

"O transporte urbano multidimensional eletricamente movido a ar será uma parte integrante do futuro ecossistema de mobilidade. A Xpeng está explorando essa área no curso de seu desenvolvimento de soluções de mobilidade totalmente integradas e abrangentes para as cidades de amanhã." - Xpeng Motors

Eles também enfatizaram que não devemos interpretar isso como um desvio de seu negócio principal que é fazer veículos elétricos para rodarem nas ruas. A Xpeng Heitech faz parte de seu programa de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo e não terá nenhum impacto nos negócios atuais da XPeng. Por enquanto, os esforços da startup chinesa no âmbito da mobilidade elétrica pelo ar permanecerão focados em P&D e projetos experimentais. Portanto, infelizmente, não parece que não poderemos encomendar um Kiwigogo tão cedo. 

Galeria: Xpeng P7