• Xpeng Motors vai lançar oferta pública de ações nos Estados Unidos
  • Rival direto do Tesla Model 3 já está à venda na China
  • Sedã chinês possui sistema de condução semi-autônoma clone do Autopilot

Xpeng Motors, um dos mais ousados concorrentes chineses da Tesla, está se preparando para uma lançar sua primeira oferta pública (IPO) em uma bolsa de valores dos EUA. Sediada em Guangzhou, a startup chinesa pretende arrecadar US$ 500 milhões, de acordo com fontes ligadas a marca. 

Lançada em 2017 com o capital de pesos pesados como o Alibaba Group e Xiaomi, a startup é famosa por polêmicas como ter sido acusada de copiar o sistema de condução autônoma Autopilot da Tesla e nos últimos dias de ter clonado o configurador on-line da marca de Elon Musk.

Galeria: Xpeng P7 EV

Em termos de produto, o destaque da Xpeng Motors é o promissor sedã P7, que a marca pretende vender ao redor do mundo. Trata-se um poderoso carro elétrico esportivo que pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e graças a bateria de 80.9 kWh pode percorrer 706 quilômetros com uma única carga (ciclo NEDC).

No entanto, os que mais chama a atenção dos especialistas é a clara semelhança do Xpeng P7 com o rival Tesla Model 3. Embora o best seller de Elon Musk esteja vendendo muito bem na China, em breve enfrentará sua maior concorrência até o momento, uma vez que o P7 começa a ser entregue aos primeiros clientes em junho.