Em quanto tempo um carro elétrico 'se paga'? Isso considerando seu preço mais elevado na comparação com os veículos de motores a combustão e por outro lado seu custo de manutenção e rodagem mais baixo. Para chegar a esse resultado, a OCU, associação de defesa do consumidor espanhola analisou os fatores que compõem essa equação. 

A organização tomou como base que para abastecer um carro elétrico à noite pelas taxas padrão cobradas no país, você gasta o equivalente a 2,66 euros (R$ 15,78) para recarregar o equivalente a 100 km em uma residência. "Com um carro a gasolina, você pagaria 10,60 euros (R$ 62,80) e com um diesel, 8,30 euros (R$ 49,20)", afirmou. 

Peugeot e-2008 2020

No Brasil, em condições semelhantes, o preço do carregamento seria praticamente igual: cerca de R$ 16,00 por 100 km, em média. No caso do abastecimento com gasolina, o valor médio seria de R$ 66,00* para a mesma distância, também muito próximo.

*considerando o litro da gasolina a R$ 6,60 e um consumo médio de 10 km/l

Por outro lado, a situação muda se você utilizar um eletroposto. Na Europa, o preço da recarga nesses locais está ficando cada vez mais caro. No Brasil, diferentemente, o carregamento nesses pontos não é cobrado, pois ainda não existe um marco regulatório, algo que deve mudar no futuro.

Renault Twingo elétrico - estação de recarga

Mas voltando aos valores, a OCU analisou o preço de várias empresas que oferecem o carregamento para ver quanto custa percorrer 200 km com um carro elétrico (preço cobrado por 40 kWh no carregamento rápido de 48 minutos). No entanto, vale destacar que os valores indicados podem variar de acordo com o aplicativo usado, ficando mais barato para quem possui assinatura mensal. 

Estes são os resultados da comparação:

  • EasyCharger: 12 euros (R$ 71,00)
  • Repsol: 15,60 euros (R$ 92,52)
  • EDP: 18 euros (R$ 106,75)
  • Enel X: 18 euros (R$ 106,75)
  • Iberdrola: 12 euros (R$ 71,00)
  • Ionity: 31,60 euros (R$ 187,41)
Mercedes-Benz EQA - recarga

Quando o carro elétrico passa a valer a pena?

De acordo com os especialistas da OCU, ao comparar o custo de um veículo elétrico com os modelos a combustão e híbridos plug-in, eles concluíram que o carro elétrico passa a se pagar a partir dos 100.000 km rodados. Já os modelos híbridos plug-in a partir dos 140.000 km rodados - a economia é menor que nos 100% elétricos por conta da baixa autonomia em modo totalmente elétrico.

"Nesses cálculos, levamos em conta que o carro elétrico foi adquirido com o auxílio do Plano Move III, que representa até 7.000 euros (R$ 41.000) de desconto no preço de compra", explicam os autores do relatório. "

E acrescentam: "esta economia de uso é mantida apesar dos últimos aumentos no custo da eletricidade, que aumentou o custo da recarga em 257 euros (R$ 1.520) por ano".

Hyundai Ioniq Electric restyling

Realidade brasileira

A pesquisa é bastante útil para dar uma noção, mas refere-se a um cenário diferente do que temos aqui no Brasil, principalmente pelo preço mais alto do carro elétrico e a ausência de incentivos governamentais.

Nesta pesquisa, dois modelos foram destaque por conta da relação entre preço e consumo de energia: o 'veterano' Hyundai Ioniq Electric e o Peugeot e-2008. O primeiro custa 34.210 euros (27.210 com os incentivos) e o segundo 32.650 euros (25.650 após o bônus). Em um conversão direta, estamos falando de um preço final equivalente a R$ 162.120 e R$ 152.820, respectivamente. Ou seja, menos do que é cobrado pelo carro elétrico mais barato à venda no país, o JAC e-JS1, que parte de R$ 164.900.

Fonte: Movilidade Electrica