Os volumes gigantes registrados pela Tesla em 2021 só poderiam levar a empresa norte-americana ao primeiro lugar entre os grupos automotivos nas vendas de carros elétricos no mundo. Elon Musk e associados fecharam com uma excelente participação de 21%, que no entanto é inferior ao obtido no final de 2020 em 2 pontos percentuais.
Isso significa que a concorrência global está aumentando e que o crescimento de quase 100% em relação ao ano anterior – a Tesla passou de 495.000 para 936.000 carros de 2020 a 2021 – tem sido mais lento (seria melhor dizer menos rápido) do que o resto do mercado. A corrida pela primazia de Palo Alto, em resumo, começou oficialmente.
No ranking especial elaborado pela EV Volumes e publicado pela CleanTechnica, que vê a chinesa SAIC em segundo lugar (609.730 unidades, 13% de participação), o Grupo Volkswagen ocupa o terceiro lugar do pódio. A gigante alemã fechou 2021 com 451.131 emplacamentos, mas mesmo também diante de um forte aumento nas vendas teve que lidar com a perda de um ponto de participação em relação a 2020, passando de 11% para 10%.
Completando o top 5 estão a BYD, outra gigante chinesa com 323.143 carros elétricos vendidos em 2021, que tem 7% de participação e Hyundai-Kia, que juntos alcançaram 216.562 registros com uma participação de 5%.
A força da Tesla em relação aos carros elétricos é tal que a marca está firmemente em primeiro lugar, mesmo olhando para o ranking que agrega as vendas de carros totalmente elétricos com as dos híbridos plug-in. Neste caso, a participação de mercado de Musk e associados é de 14%.
Atrás da Tesla (936.172 unidades, obviamente apenas VEs), está a BYD, com 593.878 unidades vendidas, SGMW - a joint venture entre SAIC, General Motors e Wuling que deu vida ao elétrico compacto mais vendido do mundo - com 456.123 unidades, Volkswagen (319.735 unidades) e BMW (276.037 unidades).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla