Trabalhando no desenvolvimento de diversas soluções para a mobilidade elétrica, a BYD apresentou na semana passada um novo ônibus escolar totalmente elétrico e equipado com a tecnologia que permite enviar energia à rede.
O ônibus elétrico chamado BYD Type A tem como principal destaque a tecnologia vehicle-to-grid (V2G), permitindo que o veículo sirva como um recurso de armazenamento de energia quando não estiver transportando estudantes.
Disponível em três opções de comprimento, o mais novo ônibus elétrico da BYD pode ter 8,13 metros, 7,46 metros e 6,97 metros, capacidade para até 30 passageiros e ser equipado com uma plataforma elevatória ADA capaz de levantar 362 quilos.
O veículo escolar é indicado para rotas com poucos alunos e transporte de pessoas com deficiências e está equipado com uma bateria de fosfato de ferro lítio, bastante empregada nesse tipo de veículo e que fornece autonomia de até 225 Km com uma carga.
“Esta é uma solução oportuna. O ônibus escolar elétrico a bateria Type A da BYD é projetado para estar nos distritos escolares 24 horas por dia, tanto como veículo quanto como recurso de armazenamento de energia” disse Stella Li, Presidente da BYD North America.
“A combinação de características de segurança de primeira linha da BYD, design inovador e desempenho confiável faz desta uma solução prática e altamente acessível de emissão zero”.
Em termos de segurança, a BYD afirma que ônibus elétrico escolar conta com uma carroceria produzida com aço de alta resistência, controle eletrônico de estabilidade, cintos de segurança de três pontos para os passageiros e um sistema de frenagem eletrônico. Outro destaque é a tecnologia Predictive Stop Arm, que monitora o tráfego e notifica os estudantes para saírem do ônibus quando é seguro atravessar.
“Os ônibus escolares podem ser carregados durante a noite quando a demanda de energia é baixa, e a energia limpa pode alimentar a sala de aula durante o horário escolar quando o ônibus está estacionado, mantendo as salas de aula bem iluminadas e os alunos e professores conectados”.
A BYD oferece dois tipos de soluções de carregamento para atender a diferentes necessidades. A carga DC 150 kW está disponível com alta potência de recarga e eficiência e também a opção AC monofásica de 19,2 kW. A marca chinesa promete ainda redução de 60% no custo com combustível e manutenção se comparado aos ônibus com motores de combustão interna.
Trata-se de um segmento com ótimas oportunidades nos Estados Unidos, uma vez que atualmente há uma frota de 480.000 ônibus escolares que movimentam 24 milhões de alunos todos os dias no país.
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