A BYD, líder no mercado de veículos elétricos da China, anunciou oficialmente sua entrada na Coreia do Sul, prometendo abalar o domínio das montadoras locais Hyundai e Kia. A fabricante chinesa, que já vende veículos comerciais na Coreia desde 2016, planeja lançar seus primeiros modelos de passeio no país já no próximo ano, embora ainda não tenha definido uma data exata para o início das vendas.
A empresa já começou a montar uma rede de vendas e serviços na Coreia do Sul e, em seu site local, exibe uma mensagem de boas-vindas: "Hello Korea, Coming Soon". O portfólio de veículos que a BYD deve trazer ao mercado sul-coreano inclui modelos populares e acessíveis, como o compacto Seagull (Dolphin Mini em mercados internacionais), o Dolphin e o SUV Atto 3 (Yuan Plus).
A chegada da BYD promete intensificar a concorrência no segmento de carros elétricos de baixo custo, área em que Hyundai e Kia também têm ampliado suas ofertas. A Hyundai, por exemplo, lançou recentemente o Casper Electric, com preços a partir de US$ 23 mil (31,5 milhões de won), oferecendo incentivos que podem reduzir o valor final para até US$ 7,3 mil (10 milhões de won). Já a Kia lançou o EV3, um SUV compacto elétrico, com preço inicial de US$ 30,7 mil (42,08 milhões de won), e está expandindo sua produção com a inauguração da primeira fábrica dedicada exclusivamente a veículos elétricos na Coreia, chamada de EVO. Esta planta tem capacidade para produzir até 150 mil carros elétricos por ano, incluindo os modelos EV3 e o futuro EV4, um sedã elétrico de entrada.
Na China, o modelo Seagull da BYD tem preços que começam abaixo de US$ 10 mil (69.800 yuans), e o Dolphin Mini já é comercializado em mercados internacionais, como Brasil e México, por cerca de US$ 20 mil. Com a crescente demanda por veículos elétricos acessíveis, a entrada da BYD na Coreia do Sul deve impactar significativamente o mercado nos próximos anos.
Em agosto de 2024, as vendas de carros elétricos na Coreia alcançaram 13.315 unidades, um aumento de 79% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destas, as montadoras locais, incluindo Hyundai e Kia, responderam por 9.197 unidades. A disputa pelo consumidor sul-coreano promete esquentar com a chegada dos modelos acessíveis da BYD, que vem ganhando popularidade internacional com sua estratégia de pacote completo e preços competitivos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
BYD bate meta de vendas de eletrificados em 2024 e atinge novo recorde
Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO da Stellantis após divergências
BYD Dolphin Mini, King e Song Pro: assinatura com desconto na Black Friday
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
BYD: nova geração da bateria Blade com mais autonomia chega em 2025