Sucesso de público, a nova Ford F-150 Lightning é a primeira picape elétrica que oferece aos clientes a capacidade de alimentar suas residências quando há queda de energia da rede, aumentando sua independência energética.
Para que isso fosse possível, a Ford fechou uma parceria com a empresa solar norte-americana Sunrun, que é o instalador preferencial para soluções de carregamento doméstico da F-150 Lightning em regiões pré-determinadas.
Para que a picape F-150 Lightning ofereça o carregamento doméstico, ela deve ser primeiro encomendada com o pacote Ford Intelligent Backup Power, que dá aos clientes a capacidade de usar tecnologia de energia bidirecional. Os clientes precisam, então, equipar sua casa com o Ford Charge Station Pro de 80 amperes e o Home Integration System.
Desenvolvido em conjunto com a Sunrun, o Home Integration System pode ser adquirido através da empresa até o fim do primeiro semestre, quando as entregas da F-150 Lightning também estão previstas para começar. O sistema consiste de um inversor de energia mais uma bateria de inicialização e um interruptor para permitir o fluxo de energia nos dois sentidos.
Quanto ao Ford Charge Station Pro, ele vem de série na F-150 Lightning de longo alcance, mas os clientes da linha regular da caminhonete também podem comprá-lo e pagar à parte pela ativação do sistema.
Quando equipado com Ford Intelligent Backup Power e conectado ao Home Integration System, a F-150 Lightning entra automaticamente para alimentar sua casa se a rede cair. O sistema volta à energia elétrica por conta própria, uma vez que o fornecimento esteja restaurado.
A F-150 Lightning equipada com o sistema de baterias de longo alcance pode armazenar 131 kWh de energia e fornecer até 9,6 kW de potência; A Ford diz que é mais capacidade do que muitas unidades de baterias externas estão oferecendo.
Usando como exemplo uma casa média dos EUA que consome 30 kWh por dia, a Ford afirma que o F-150 Lightning com bateria de longo alcance pode fornecer energia doméstica total por até três dias — ou até 10 dias quando usado em conjunto com energia solar ou racionamento.
"A F-150 Lightning traz mais inovações aos clientes, incluindo a capacidade de alimentar suas casas quando mais precisam. A ação com a Sunrun aproveita sua expertise para levar energia solar a ainda mais clientes, dando-lhes a chance de transformar sua caminhonete em uma incrível fonte de armazenamento de energia – e os recursos futuros da picape podem ajudar a acelerar o desenvolvimento de uma rede menos intensiva em carbono."
Matt Stover, diretor de serviços de carregamento e energia da Ford
Graças à parceria com a Sunrun, os clientes F-150 Lightning que estão interessados em aproveitar mais energia renovável também podem ter a oportunidade de instalar energia solar em áreas selecionadas. Além disso, aqueles que desejam combinar a instalação Ford Charge Station pro com energia solar podem ser elegíveis para fazê-lo com custo quase zero e preços de instalação reduzidos.
No futuro, a Ford diz que introduzirá recursos adicionais da F-150 Lightning para ajudar os clientes a economizar dinheiro e tirar a pressão da rede elétrica durante os horários de pico. Por exemplo, a Ford Intelligent Power permitirá que os clientes energizem suas casas com a bateria de seu caminhonete quando as tarifas de eletricidade forem mais altas e carregarem a F-150 quando as taxas forem mais baixas — ou de seu próprio telhado com energia solar.
Fonte: Ford Motor Company
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 Lightning: picape elétrica é apresentada no Brasil pela 1ª vez
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Ford F-150 Lightning roda 150.000 km e mantém 97% de capacidade da bateria
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Ford F-150 Lightning ganha versão com 515 km de alcance para ampliar vendas
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ford reduz tempo de espera da F-150 Lightning XLT para 3 meses