Algumas pessoas da comunidade de carros elétricos disseram que seria apenas uma questão de tempo até que algumas montadoras tradicionais percebessem que seu modelo de negócio atual pode não funcionar para um futuro elétrico. Na verdade, elas sugeriram que empresas como Ford, GM, Volkswagen, Hyundai e outras deveriam abrir novas empresas spinoff para atrair investidores.
Acontece que a Ford está planejando fazer exatamente isso. De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a marca do Oval Azul está fazendo planos para se reestruturar em um futuro de veículos elétricos mais bem sucedidos, e o plano poderia aumentar seu orçamento de eletrificação em US$ 20 bilhões. A Bloomberg também observa que a Ford está se concentrando em estratégias que se mostraram bem sucedidas para a Tesla.
Curiosamente, embora não surpreenda no mercado atual, o ex-engenheiro da Tesla Doug Field parece ser o homem por trás do plano, ao lado do CEO Jim Farley, é claro. Field deixou seu papel na Tesla para se juntar à Apple, embora tenha se mudado para a Ford no ano passado.
De acordo com a Bloomberg, parte do plano potencial pode incluir a criação de uma spin-off de veículos elétricos na tentativa de capturar "alguns dos imensos valores que os investidores estão dando às startups elétricas". Os detalhes vieram de pessoas que pediram para permanecer anônimas, já que os planos não se tornaram públicos. Outra pessoa disse à publicação que a spin-off se concentraria principalmente em veículos elétricos de menor volume no mercado de massa.
Infelizmente, a Ford ainda não está pronta para fazer comentários públicos sobre a possível spin-off. O chefe de comunicações Mark Truby escreveu em um e-mail:
"Estamos executando nosso plano Ford Plus para transformar a empresa e prosperar nesta nova era de veículos elétricos e conectados. Não comentaremos especulações."
No entanto, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a Ford levará até 10 anos e usará a maior parte dos US$ 20 bilhões para transformar suas atuais fábricas de carros a gasolina em fábricas de veículos elétricos. Tenha em mente que este novo orçamento seria além dos US$ 30 bilhões que a Ford já destinou para seus esforços de mobilidade elétrica até 2025.
A Ford planeja entregar cerca de 600.000 veículos elétricos nos próximos 22 meses. O Mustang Mach-E já está desfrutando de notável sucesso de vendas, e a Ford aumentou sua produção. A picape F-150 Lightning, que deve chegar neste começo de ano, atraiu tanto interesse que a montadora dobrou os planos de produção, e depois quase os dobrou novamente em pouco tempo.
O CEO da Ford, Jim Farley, elogiou Tesla e Elon Musk em muitas ocasiões. Em uma entrevista recente, ele disse que aprendeu muito com Musk. Se a Ford seguir com tal plano, ficará muito claro que Farley tem aprendido e sido honesto sobre seu respeito pela Tesla e vontade de seguir o exemplo. Desde que a Ford deixou claro seus planos futuros, suas ações subiram, chegando a uma capitalização de mercado de US$ 100 bilhões pela primeira vez na história.
O que você acha do assunto? A Ford criará mesmo uma spin-off de veículos elétricos? Você acha isso uma boa ideia? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Bloomberg (Autoblog) via Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos