A decisão da Ford de investir na startup de carros elétricos Rivian está dando ótimos resultados, já que o IPO (oferta pública inicial) desta última resultou em ganhos de US$ 8,2 bilhões para a marca do Oval Azul. 

Em um comunicado emitido em 18 de janeiro, a Ford esboçou vários itens de grande magnitude que pretende reportar em 3 de fevereiro como parte de seus resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2021.

Espera-se que o maior deles seja um ganho de US$ 8,2 bilhões fruto do investimento da montadora em ações da Rivian, após a startup realizar em 10 de novembro de 2021 a oferta pública inicial de ações ordinárias e uma reavaliação da marca para o mercado. 

RJ Scaringe, CEO da Rivian, e Bill Ford, presidente da Ford Motor Company
RJ Scaringe, CEO da Rivian, e Bill Ford, presidente da Ford Motor Company

A Ford investiu um total de US$ 1,2 bilhão na Rivian desde o início de 2019 e atualmente possui uma participação de 12% na fabricante de veículos elétricos, avaliada em mais de US$ 10 bilhões no início de dezembro.

Além do ganho de US$ 8,2 bilhões com o IPO da Rivian, a Ford também disse que reclassificará um ganho não monetário de cerca de US$ 900 milhões em investimentos na Rivian a partir do primeiro trimestre de 2021 como um item especial, algo que a marca norte-americana disse em outubro que faria após o IPO. Isso significa que o ganho será excluído dos resultados ajustados do ano fechado.

Daqui para frente, a tradicional montadora com sede em Michigan disse que os ganhos ou perdas relacionados ao preço das ações da Rivian a cada trimestre serão reportados como itens especiais.

Rivian R1S
Rivian R1S

Essas divulgações mostram que a Ford continua a lucrar com sua conexão com a startup, mesmo após ter saído do conselho da Rivian em setembro e em seguida anunciando que não desenvolveria mais um veículo elétrico com a empresa Irvine, com sede na Califórnia.

Após seu IPO, que foi o maior de 2021, a Rivian viu se valor de mercado ultrapassar brevemente os US$ 100 bilhões, quando as ações atingiram um pico de mais de US$ 172. Desde então, caíram 57% diante da nova concorrência no segmento de veículos elétricos.

Por um curto período de tempo, a capitalização de mercado da Rivian chegou a superar a da Ford, embora a gigante automobilística tenha recuperado sua posição, ultrapassando US$ 100 bilhões em valor pela primeira vez na semana passada.