Enquanto aguarda o lançamento no Brasil, que ocorrerá em breve, o Renault Kwid elétrico continua fazendo sucesso na Europa. O subcompacto comercializado por lá como Dacia Spring foi o carro elétrico mais vendido na França em janeiro de 2022, mostrando a boa aceitação do modelo urbano zero emissão por lá.
Com proposta 'mini-SUV', o Spring é vendido no Velho Continente pela Dacia, a marca de baixo custo do Grupo Renault e tem feito sucesso graças ao preço bastante acessível de pouco mais de 17.000 euros (R$ 101.000) sem considerar os incentivos, o que certamente é um dos seus principais trunfos enquanto os concorrentes demoram para se estabelecer nesse segmento.
Ainda que o modelo urbano da Dacia tenha chegado a ser o líder vendas entre os carros elétricos em países como Espanha e Itália no final do ano passado, o fato de chegar ao topo na França é um novo marco, considerando o fato de o país ter uma mobilidade elétrica mais consolidada, onde os carros elétricos já atingem quase 10% de participação do mercado.
E falando do mercado francês, o mês de janeiro viu um novo recorde de participação de veículos elétricos de 9,9%, o melhor resultado histórico que representa quase o dobro de janeiro de 2021, quando o segmento teve 5,1% de market share. Foram 10.217 unidades vendidas no mês passado, contra 6.471 em janeiro do ano anterior.
E nesse cenário, o Dacia Spring (Kwid elétrico) emplacou 1.494 unidades no mês passado, superando os franceses Renault Zoe (1.362) e Peugeot e-208 (1.183 unidades). Outro destaque é que o 'mini-SUV' ocupou a décima posição entre todos os carros vendidos na França.
Os 10 carros elétricos mais vendidos na França em janeiro:
O início das entregas foi em setembro de 2021 e a Dacia já emplacou 28 mil unidades do modelo em toda a Europa, que ainda tem mais de 18 mil clientes na fila de espera aguardando as entregas.
Produzido na China ao lado Renault City K-ZE, o Dacia Spring é equipado com um motor elétrico de 33 kW (45 cv) e 12,6 kgfm de torque máximo. A unidade fica no eixo dianteiro e é alimentada por uma bateria de 27,4 kWh que garante autonomia de 230 km com uma carga (305 km em ciclo urbano no modo Eco). A aceleração de 0 a 50 km/h é feita em 5,8 segundos e a velocidade máxima é de 125 km/h.
Outra funcionalidade é o modo "Eco", que permite ganhar de 9 a 10% de autonomia ao limitar a potência do motor a 31 cavalos e a velocidade máxima a 100 km/h - o consumo homologado é de 10,8 kWh/100 km.
Prestes a desembarcar no Brasil, ele será chamado Renault Kwid E-Tech e promete ser o carro elétrico mais barato à venda no país. A Renault já mostrou um protótipo e afirmou que o modelo vendido aqui terá uma configuração de trem de força específica para o nosso mercado, mas ainda não detalhou quais seriam essas modificações. Mais potência e maior autonomia? A conferir.
Fonte: Caradisiac
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