A Volkswagen acaba de se tornar a primeira fabricante de veículos do país a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança), chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).

A operação, realizada com o Bradesco, foi fechada no valor de R$ 500 milhões, com prazo de três anos, e está atrelada a compromissos claros da montadora de aumentar a participação de mulheres na liderança e a redução nas emissões de CO2 de origem fóssil em suas operações.

“Global e localmente, a VW tem atuado fortemente na estratégia Way to Zero, de descarbonização de suas operações em todo o mundo até 2050, assim como no aumento da diversidade de seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos. Com a emissão dessa dívida, nos comprometemos publicamente a cumprir com metas desafiadoras e que vão acelerar a nossa transformação rumo a um desenvolvimento cada vez mais sustentável”, explicou Ciro Possobom, COO (Chief Operating Officer) da Volkswagen do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégias de TI da Volkswagen Região América do Sul.

volkswagen esg metas emissoes

No Bradesco, a operação está inserida na meta anunciada pelo banco, em junho do ano passado, de direcionar R$ 250 bilhões a setores e ativos de impacto socioambiental positivo por meio dos seus negócios até 2025. A meta considera a concessão de crédito para atividades classificadas como de contribuição positiva, produtos e serviços financeiros com foco socioambiental para pessoas físicas e jurídicas, além de assessoria na estruturação de soluções de crédito e dívida atreladas a critérios ambientais, sociais e de governança.

Até 2024, a VW tem como meta passar de 14% para 26% de mulheres em cargos executivos e também aumentar de 9% para 25% o número de gerentes e gerentes-executivas do sexo feminino. No mesmo período, a empresa se compromete a transferir 12% de suas emissões de CO2 de origem fóssil para biogênica em seu processo produtivo e aumentar a participação do biometano para 20% no total de gás consumido nas fábricas, em processos como o de Pintura das carrocerias, entre outros.

Volkswagen ID.4 -produção em série em Zwickau

O acordo com o Bradesco é mais uma ação que se soma às várias iniciativas que a Volkswagen vem realizando no Brasil alinhadas à meta global da marca de tornar o seu negócio neutro em carbono em todo o mundo até 2050.

No país, a marca desenvolve em parceria com a Unicamp pesquisas relacionadas ao uso do etanol em sistemas de propulsão veicular elétrica e/ou híbrida. Os estudos englobam o reformador de etanol e a célula de combustível a etanol.

VW ID.3 e VW ID.4
VW ID.3 e VW ID.4 no Brasil

Outra parceria envolve a Raízen e a Shell com o objetivo de valorizar o impacto do uso de energia renovável para descarbonização do setor automotivo. O acordo contempla uma série de iniciativas, que inclui a instalação de postos de recarga para os futuros carros elétricos da marca, e o fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da Volkswagen no Brasil.