A China é um mercado automotivo com uma infinidade de opções e a novidade agora é que a montadora local Dongfeng lançará uma "marca off-road elétrica de ponta". A marca tem o codinome "M" e terá três modelos, sendo o primeiro deles o M18-1, a versão elétrica do atual Warrior M50, um modelo inspirado no clássico Hummer H1.
Esses veículos serão baseados em uma nova plataforma de veículos off-road elétricos MORV, desenvolvida pela própria Dongfeng. A produção está prevista para começar em 2023.
Segundo relatado pelo site CarNewsChina, o M18 pesará 3.100 kg, sendo mais leve que seu homólogo a combustão, que pesa 3.480 kg, o que seria uma primazia. O veículo é classificado como um SUV grande de 6 lugares com um comprimento de 5.200mm e será equipado com um sistema de assistência de condução nível 2.5, um motor de 800 kW (1070 cv) e poderá acelerar de 0 a 100 km/h em menos 5 segundos.
A autonomia declarada é de 500 km, graças a uma bateria de 140kWh com um tempo de carregamento rápido de apenas 27 minutos, de acordo com a Dongfeng. O consumo de energia é de 26 kWh/100 km.
A produção do M18 teve início em janeiro em uma nova fábrica que fica em uma área de 96.000 metros quadrados e terá capacidade anual para produzir 20.000 modelos na primeira fase. Na segunda etapa, a capacidade subirá para 50.000 veículos. Segundo a Dongfeng, as vendas mensais ficarão acima das 4 mil unidades.
Em novembro do ano passado, a Dongfeng anunciou que a faixa de preço do Warrior M50 EV seria de 600.000 a 700.000 yuans, ou R$ 500.000 a R$ 580.000 em uma conversão direta. Não há concorrentes diretos na China para a linha M18, sendo que o único que se aproxima em proposta é o GMC Hummer EV.
Estima-se que a nova submarca de veículos elétricos com a linha M18 se torne uma nova força motriz para o crescimento da Dongfeng nos próximos anos.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv